Metrô inaugura posto de atendimento para deficientes

Atendimento será transferido da estação Tatuapé para a Marechal Deodoro

qua, 14/02/2007 - 12h28 | Do Portal do Governo

A partir do próximo dia 21, as pessoas com algum tipo de deficiência e incapacitadas para exercer atividades profissionais, poderão requerer o Bilhete Único Especial – Pessoa com Deficiência (PCD) em um novo local de atendimento.

 O posto será inaugurado na loja da estação Marechal Deodoro da Linha 3- Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras- Barra Funda) e atenderá de segunda à sexta-feira, exceto feriados e pontes de feriado, de 8h30 às 16h. Excepcionalmente, no dia 21 (quarta-feira de cinzas) o atendimento será de 13h às 16h.

No local, os interessados em obter o bilhete deverão fazer ou renovar o cadastramento, apresentando Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento, quando menor de idade, comprovante de endereço recente (conta de água, luz ou telefone) e Laudo Médico de Concessão de Isenção Tarifária, documento fornecido pelas Unidades de Saúde – Município de São Paulo ou pelas Unidades de Saúde – Região Metropolitana.

 

A localização da unidade mais próxima da residência dos interessados pode ser informada pelo telefone 156. Na solicitação do bilhete especial devem ser apresentados os documentos originais e suas cópias. As fotos necessárias para a documentação serão tiradas gratuitamente no local.

O requerente receberá o Bilhete Único Especial em casa pelo correio em até 20 dias.

Para facilitar o acesso à loja na estação Marechal Deodoro, que é junto à estação, as pessoas contam com elevadores especiais e piso tátil, além de funcionários treinados na condução de pessoas com necessidades especiais.

Atualmente, mais de 200 mil usuários PCD estão cadastrados no Metrô para utilizar o Bilhete Único Especial – Pessoa com Deficiência. A utilização indevida do Bilhete Único Especial cancela o benefício. Para mais informações sobre o bilhete especial, devem ser consultados os sites do Metrô (www.metro.sp.gov.br), CPTM (www.cptm.sp.gov.br) e SPTrans (www.sptrans.com.br).

É importante destacar que o Bilhete Especial do Idoso e o Bilhete Especial do Desempregado também serão fornecidos no local a partir do mesmo dia (21).

Secretaria dos Transportes Metropolitanos