Metrô inaugura Memorial do Corinthians

Espaço na Estação Corinthians-Itaquera relata a história clube mais popular do futebol paulista

ter, 21/12/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Memorial do Sport Club Corinthians Paulista na Estação Corinthians-Itaquera do Metrô (Linha 3-Vermelha) na semana passada, 15. Ele foi entregue junto com um novo espaço cultural do projeto “Encontros”. A Estação Artur Alvim do Metrô (Linha 3-Vermelha) também inaugurou uma outra unidade do “Encontros”.

O Memorial do Corinthians relata a história do mais popular clube de futebol da cidade de São Paulo, que neste ano completou 100 anos de existência. Há o “Espaço da Torcida”, onde são exibidos vídeos em homenagem aos corintianos. As réplicas dos troféus das conquistas também estão presentes. Outro destaque é o “Espaço dos Grandes Craques” que traz os principais atletas desde a fundação do clube até os dias hoje. Em votação realizada no ano passado, foram escolhidos os jogadores Neco, Rivelino, Sócrates e Marcelinho Carioca, que são imortalizados no local.

No evento de abertura, houve uma apresentação (coreografia) de jogadores amadores do Corinthians, que mostraram seu futebol ao som de “Brasileirinho”. Um vídeo trouxe a performance desses jogadores habilidosos em seus melhores momentos.

A Escola de Samba Leandro de Itaquera também marcou presença na inauguração do projeto “Encontros” e do Memorial do Corinthians.

“Encontros” com São Paulo

O projeto “Encontros”, dedicado à cidade de São Paulo, nasceu do desejo de proporcionar acesso à arte e cultura por meio da rede metroviária, em um espaço de serviços e conveniência.

A primeira unidade foi inaugurada oficialmente na Estação Paraíso no dia 21 de outubro. No entanto, a iniciativa funciona como projeto-piloto na Estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha), desde abril de 2009.

Os ambientes dos novos espaços contam com grandes estruturas de madeira, dispostas de maneira circular, cujo projeto arquitetônico é assinado por Vanessa Féres. São vários arcos vazados para possibilitar a interação do público com os espaços, mesmo quando fora deles. Os locais também possuem telas de LCD que exibirão programação de cultura e informação, além de totens multimídia com informações sobre a agenda cultural e serviços do Metrô, além de mapa de localização.

As novidades em Paraíso, Corinthians-Itaquera e Artur Alvim são uma realização do Metrô e do Consórcio Bus Magia (formado pelas empresas Bus Mídia e CineMagia), contratado via concorrência pública. No total, a licitação prevê a implantação do Projeto Encontros em 15 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Cada uma das estações do projeto contará – dependendo do espaço físico disponível no local – com cafeteria, revistaria, exposições permanentes (contando a história de cada bairro) e itinerantes, sessões de cinema, apresentações artísticas, telas de LCD etc. Haverá também mapa tátil dos arredores, especialmente desenvolvido para pessoas com deficiência visual pela Faculdades Metropolitanas Unidas(FMU), com apoio do Instituto Dorina Nowill.

Nas estações Paraíso e Santa Cecília (e futuramente em Tatuapé), essa estrutura cultural também é integrada pelas bibliotecas “Embarque na Leitura”, já implantadas pelo Instituto Brasil Leitor, com apoio do Metrô e do Ministério da Cultura.

Além de Corinthians-Itaquera, nas demais estações que levam o nome de times de futebol – Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê, Santos-Imigrantes e a futura Butantã (espaço destinado ao São Paulo provisoriamente até a entrega da futura Estação São Paulo-Morumbi) – também haverá um memorial permanente do respectivo clube. A votação dos ídolos homenageados foi feita no final de 2009, nos sites oficiais dos clubes.

Do Metrô