Metrô inaugura dez novos bicicletários

Além de empréstimos, os ciclistas também poderão estacionar seus equipamentos

qui, 04/07/2013 - 12h42 | Do Portal do Governo

São Paulo vai receber nesta sexta-feira, 5, dez novos bicicletários do Metrô, nas estações Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília. Cada um dos bicicletários é equipado com caixa de ferramentas, bomba de encher pneu, remendo, cola e bebedouros. Os ciclistas interessados poderão pegar emprestadas bicicletas ou apenas estacionar o equipamento.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Para os que vão estacionar, as 12 primeiras horas são gratuitas e as demais terão cobrança de R$ 2 por hora adicional. No caso de empréstimos, a primeira hora é grátis e as demais também terão cobrança de R$ 2. Inicialmente serão 10 vagas para estacionamento e, no mínimo, 10 bicicletas para empréstimo em cada estação.

Os bicicletários vão funcionar das 7h às 22h de segunda a sexta. Nos primeiros 60 dias a abertura será de segunda a domingo no mesmo horário, inclusive aos feriados.

Para utilizar o bicicletário, o ciclista deve preencher uma ficha de cadastro com nome, RG, endereço, marca da bicicleta, cor, valor e contrato de compromisso que conste a obrigação do usuário de trancar sua bicicleta com cadeado de boa qualidade. Ciclistas sem cadastro prévio e sem documento de identificação não poderão utilizar o serviço.

O cadastro pode ser feito em qualquer um dos bicicletários e as informações ficam registradas em rede. Dessa forma, o ciclista pode utilizar qualquer outro bicicletário do Metrô.

No caso de estacionamento, a empresa credenciada para cuidar do espaço ficará responsável por ocorrências como dano, roubo ou furto dos equipamentos e deverá providenciar seguro para cobertura de responsabilidade civil.

Do Portal do Governo do Estado