Metrô imortalizará jogadores da Portuguesa na estação Tietê

Torcedores poderão votar por meio do site do clube até o dia 14

ter, 01/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O clube da Portuguesa, um dos mais tradicionais do futebol paulista, realizará uma eleição para a escolha dos craques da sua história, que serão imortalizados no Espaço dos Grandes Craques, da estação Portuguesa-Tietê, graças ao Projeto Encontros do Metrô.

Ao todo, são 32 jogadores na disputa, separados em quatro períodos diferentes: da fundação (em 1920) até a década 1950, de 1951 a 1970, de 1971 a 1990 e de 1991 até os anos atuais. Os torcedores poderão votar pela internet até o próximo dia 14.

No site oficial do clube (www.portuguesa.com.br), na página de votação, há uma mini-biografia dos 32 atletas da disputa com informações sobre número de partidas pelo clube, os gols marcados, data de nascimento e curiosidades de cada jogador.

No período até 1950 concorrem Filó, Batatais, Nininho e Simão. Entre 1951 e 1970 os nomes escolhidos são Djalma Santos, Brandãozinho, Pinga I, Julinho Botelho, Jair da Costa, Servilho, Ipojucan, Leivinha, Ivair, Felix e Ditão. De 1971 até 1990, a torcida poderá escolher entre Badeco, Eneas, Orlando, Edu Marangon, Marinho Perez, Ratinho e Basilio. Já de 1991 até os anos atuais, as opções são Zé Roberto, Zé Maria, Denner, Leandro Amaral, Rodrigo Fabri, Cesar, Emerson, Capitão, Diogo e Ricardo Oliveira. 

“O Espaço dos Grandes Craques”

O Projeto Encontros, que visa levar arte e história aos usuários do Metrô, deu início à votação dos ídolos dos principais clubes de futebol que serão imortalizados nas estações Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê, Santos-Imigrantes e na futura estação Butantã.

Por enquanto, Palmeiras, Santos e Portuguesa estão com a votação aberta nos seus sites oficiais. São Paulo e Corinthians devem publicar a votação dos seus ídolos nos respectivos sites nos próximos dias para o ‘Espaço dos Grandes Craques’. O espaço destinado ao São Paulo será instalado provisoriamente na Estação Butantã do Metrô, a ser entregue em 2010. Em 2012, já em caráter definitivo, ficará na futura Estação São Paulo-Morumbi, na Linha 4-Amarela.

As estações do Projeto Encontros que homenageiam os craques terão três grandes destaques: a história do clube, fotos e troféus e o chamado ‘Espaço dos Grandes Craques’ que destacará os grandes jogadores. Esse espaço será composto por jogadores eleitos pelo público, via internet, nos quatro períodos da história dos clubes pré-estabelecidos.

A idéia de imortalizar os grandes ídolos do futebol integra o Projeto Encontros. Além dos espaços culturais, haverá programação exclusiva nos monitores que serão instalados nessas estações. O projeto foi idealizado para aproveitar, de forma plena, todo o potencial das estações do Metrô, para estabelecer vínculos com a cidade de São Paulo e sua história.

O Projeto Encontros já foi implantado na estação Santa Cecília, que leva programação cultural aos usuários. Seu espaço cultural conta com biblioteca, revistaria, café/ lounge, espaço para apresentações musicais e de poesia, bem como estrutura para exposições temporárias de fotografia e artes plásticas, painéis para mostras permanentes e telão de cinema para exibição de curtas-metragens.

Do Metrô