Metrô homenageia Ignácio de Loyola Brandão

Escritor é tema de exposição na estação Paraíso do Metrô

qui, 19/04/2007 - 12h45 | Do Portal do Governo

O programa Ação Cultural do Metrô faz uma homenagem a Ignácio de Loyola Brandão, o mais novo imortal da Academia Paulista de Letras, com a exposição “Escritores Brasileiros”.

Em cartaz na estação Paraíso, da linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi) de 10 a 30 de abril, essa exposição didática apresenta ao público os  romances, contos, crônicas e relatos de viagens desse autor contemporâneo, nascido em Araraquara, interior paulista, que já tem 27 títulos publicados. Entre os principais temas retratados em suas obras estão a ditadura militar, o amor, a solidão e o exílio.

Loyola Brandão dirige atualmente a redação da revista Vogue e é colunista do jornal O Estado de S.Paulo, que publica suas crônicas às sextas-feiras, no Caderno 2.

O público vai conferir, em mais de 10 painéis, textos, fotos e uma linha do tempo bibliográfica. A mostra “Escritores Brasileiros –  Ignácio de Loyola Brandão” está localizada ao lado da biblioteca “Embarque na Leitura”.

Brandão já participou de uma sessão de bate-papo na estação Paraíso do Metrô, no espaço ocupado  pela biblioteca “Embarque na Leitura”, em janeiro de 2005. O evento fez tanto sucesso que quando convidado para virar tema dessa exposição Loyola fez questão de selecionar e ceder as fotos para a montagem dos painéis.

Bibliotecas “Embarque na Leitura”

Depois da exposição, os usuários podem aproveitar e se inscreverem gratuitamente na unidade da biblioteca “Embarque na Leitura” da  estação Luz. Hoje, o Metrô conta com três bibliotecas, nas estações Paraíso, Tatuapé e Luz.

A biblioteca da estação Paraíso iniciou seu atendimento com um acervo de 3.155 livros. Atualmente, conta com 4.589 exemplares para empréstimo a 12.565 associados. Na estação Tatuapé, o acervo aumentou de 2.301 para 3.036 livros e os associados somam 4.847. Em Luz, o acervo da biblioteca começou com 2.304 publicações e hoje o total chega a 2.411livros, para 1.558 associados.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Para cadastrar-se, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência recente e uma foto 3×4. Os menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais para ficarem sócios.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos