Metrô: Goldman reforça autonomia do IPT

Instituto relatou suas ações ao secretário em reunião no dia de ontem

qui, 18/01/2007 - 18h09 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 17, a Diretoria do IPT reuniu-se com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman. O objetivo foi relatar as ações do Instituto relativamente aos trabalhos de apuração das causas do acidente na estação Pinheiros do Metrô e, também, de reunião realizada anteriormente com o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

Foram apresentados ao secretário Goldman dados do estudo geológico e geotécnico realizado pelo IPT para o Metrô em 1997. Este estudo permitiu ao Instituto obter amplo conhecimento do subsolo no trecho que inclui a área da Estação Pinheiros. Este conhecimento deverá ser fator relevante para a melhor qualidade do relatório final.

O secretário reafirmou a importância da autonomia para a equipe do IPT, contribuindo para a maior isenção nos trabalhos. Pediu todo o rigor nos levantamentos e manifestou-se favorável à contratação de consultores nacionais e internacionais, sempre que os responsáveis pela elaboração do laudo julgarem necessário.

A busca sem fronteiras de opiniões de reconhecida capacidade na área técnica é encarada como forma de respaldar os trabalhos que serão desenvolvidos. Para o IPT, é preciso ir além da apuração das causas do acidente e aprender com suas lições, para evitar que se repitam.

Do IPT