Metrô faz ação contra pragas nas estações

Área dedetizada equivale a 2.760 campos de futebol

dom, 12/07/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A limpeza do Metrô é reconhecida por mais de 88% dos usuários e tem fama internacional. Mas um fato desconhecido por muitos é que esse trabalho de conservação está atrelado a outro serviço fundamental: a sanificação das instalações metroviárias. A área total tratada com atividades de desinsetização e desratização é de 30 milhões de m2, o equivalente a 2.760 campos de futebol. No ano passado, a companhia reduziu em 30% as pragas em áreas operacionais. Além de atuar nessas duas frentes, a equipe de manutenção também faz o controle de cupim e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A Gerência de Manutenção do Metrô é o setor responsável pelos planos e procedimentos preventivos que minimizam o aparecimento de pragas. Estão envolvidos com as atividades de sanificação 33 funcionários.  A “tropa da sanificação” trabalha de segunda a sexta-feira, das 0h às 5h.

O Metrô desenvolveu uma rotina para cada uma das atividades. Assim nenhuma dependência fica sem o tratamento. No anel sanitário, que compreende ruas e avenidas num raio de 50 metros do eixo das linhas, a aplicação acontece em bocas-de-lobo, canaletas de água pluvial e vias de acesso ao esgoto, numa periodicidade de 90 dias para desinsetização e 60 dias para desratização.

Na via, a área delimitada pelo túnel ou muros divisórios das linhas e pátios, o processo compreende a aplicação de iscas raticidas ao longo da linha na distância aproximada de 40 metros uma da outra e perto de equipamentos e caixas de saída de cabos. A desinsetização acontece sob a plataforma ao longo da estação numa periodicidade de 90 dias para desinsetização e de 60 dias para desratização. As estações e edifícios que envolvem subestação, retificadoras, oficinas, pátios, galeria de cabos e salas técnicas passam por higienização no mesmo prazo. Para os 117 trens, a periodicidade é de 90 dias e a aplicação se dá nos painéis elétricos, console do operador, base de bancos e bolsa de porta.

O Metrô alia todo esse processo com a preservação do meio ambiente. As embalagens dos produtos químicos, os raticidas recolhidos e os cadáveres de roedores são enviados ao incinerador através da empresa contratada e evidenciados através de documentos específicos. Tais cuidados são essenciais para atender as auditorias da ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental-SGA).

Do Metrô