Metrô facilita acesso a informações via tecnologia móvel

QR Code permite acessar versão mobile do site da Companhia

sex, 07/01/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

A partir deste mês, o Metrô permitirá que seus mais de 3,6 milhões de usuários utilizem uma facilidade que possibilitará acessar informações via celular.

Baseado na tecnologia chamada QR Code, o serviço permite acesso a versão mobile do site do Metrô com a simples aproximação do aparelho de telefonia móvel a um código bidimensional. Em um primeiro momento, esse código estará impresso nos cartazes da “Linha da Cultura”, afixados nas estações do Metrô.

Para contar com a facilidade, o interessado deve possuir um celular com câmera e aplicativo de leitura para capturar a informação do código e instalar o leitor de código bidimensional (QR Code) em seu celular. Existem sites que oferecem o aplicativo gratuitamente e deve ser observada a compatibilidade do aplicativo com o celular. O aparelho também deve ter navegador para internet e uma conta de transmissão de dados com a operadora.

O site mobile do Metrô permite que o carregamento da página seja feito mais rapidamente pelo celular e com menor tráfego de dados na rede. Isso permite conexões mesmo com sistemas mais lentos (ex: tecnologia WAP). Lá, as pessoas podem obter informações rápidas sobre Cultura, Mapas, Notícias, Trajeto, Atendimento e Horários da Operação.

Do Metrô