Metrô expõe réplicas das obras de Alejadinho

Usuários podem conferir a exposição na Estação Tiradentes

dom, 21/11/2010 - 14h40 | Do Portal do Governo

Até o final de novembro, os usuários que passarem pela Estação Tiradentes [Linha 1-Azul] poderão conferir uma mostra com réplicas em resina das obras de Aleijadinho, ícone do Barroco mineiro. Mesmo acometido por uma misteriosa enfermidade, o artista perseverou em seus trabalhos e tornou-se precursor e símbolo da inclusão social brasileira. Outra novidade é que as esculturas poderão ser manuseadas por pessoas com deficiência visual.

A mostra faz parte da nova programação de exposições do projeto “Linha da Cultura”, que conta ainda com exposições em mais dezessete estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás que vão exibir esculturas, aquarelas e fotografias durante o mês.

Confira abaixo alguns dos destaques [Clique aqui para ver a programação completa]:

Estação Sacomã [Linha 2-Verde]
Durante todo o mês ficará exposta uma escultura de 4m de altura de Dom Quixote, sobre seu Cavalo Rocinante, feita com 2 mil latinhas e 2 mil lacres de refrigerante. A exposição “Uma Aventura Quixotesca” apresenta a obra dos artistas Sandro Rodrigues e Silvio Galvão, que traz os personagens da publicação mais importante do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Ao lado da escultura de Dom Quixote está seu fiel amigo e companheiro Sancho Pança, obra feita também com material reciclado.

Estação Paraíso [linhas 1-Azul e 2-Verde]
Os desenhos e aquarelas da artista plástica Diana Dorothèa Danon sobre o Metrô de São Paulo estão em cartaz durante todo o mês no novo espaço cultural do Projeto Encontros. Diana acompanha as obras do Metrô há mais de 30 anos e as retrata em forma de arte. A mostra conta com 22 réplicas das telas, que contemplam cinco linhas: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás.

Estação Tiradentes [Linha 1-Azul]
O trabalho de Aleijadinho é o tema da exposição “Ofício Divino”, que apresenta réplicas em resina de suas obras. Os usuários com deficiência visual poderão ainda manuseá-las de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. A mostra fica na estação de 5 a 30/12. É possível ainda ver a exposição completa no Museu da Arte Sacra por apenas R$ 1,00. Para isso, os usuários devem retirar o cupom de desconto com funcionários da estação de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. Saiba mais sobre o museu: www.museuartesacra.com.br.

Estação Sé [linhas 1-Azul e 3-Vermelha]
A estação mais movimentada da rede metroviária exibirá neste mês máscaras africanas feitas em madeira. A exposição “Olhos da África” fica na Sé de 17 a 30/12.

Do Metrô