Metrô: Estação Vila Madalena expõe o painel fotográfico: “Retratos Falantes de Paulo Fridman”

Painel de 56 m² revela faces e desejos dos cidadãos paulistanos

qua, 24/05/2006 - 8h05 | Do Portal do Governo

Ao descer as escadas rolantes da estação Vila Madalena, os usuários do Metrô se surpreendem com um mosaico de retratos anônimos instalado sobre a linha de bloqueios. O painel de 12m por 5 metros, composto de 80 fotos, é resultado do projeto “Retratos Falantes”, do fotógrafo Paulo Fridman.  A instalação, promovida pelo programa Ação Cultural do Metrô,  ficará exposta na estação até 31 de julho.

Há cerca de sete anos, o fotógrafo percorre as ruas movimentadas da capital paulistana com seu estúdio portátil. Nas suas andanças, procura capturar não só diversidade da população, mas seus desejos, anseios e sonhos. A cada pessoa fotografada foi dada uma folha em branco para que expressasse sua opinião em relação ao futuro do país.  Através de um processo digital, Paulo Fridman uniu textos e imagens.

A mostra revela testemunhos e até mesmo uma auto-biografia de cada retratado. As mensagens, coletadas na Avenida Paulista, Praça da República, Galeria do Rock e ruas da Vila Madalena, falam de conquistar a casa própria, ter uma profissão, críticam a política e manifestam sentimentos.

Pioneira do Projeto

Caminhando por uma rua da Vila Madelana, uma velha senhora catadora de papéis foi clicada por Paulo Fridman. Em seguida, foi entregue a ela caneta e papel. Por meio desse simples gesto surgiu uma forte mensagem: “O Brasil é lindo e bom; porém já era, pois está entregue a ladrões e vagabundos, que não ajudando o povo, deixam-no à míngua, levando-o a roubar, pois têm fome”, declarou Maria Augusta Nunes Dias, 80 anos, advogada, professora.

Foi dessa forma que surgiu “Retratos Falantes”. O projeto valoriza a descoberta de anônimos e, mais do que isso, a essência de cada pessoa. O texto e o recurso de transpor a própria letra do fotografado faz com que os retratos falem.

Paulo Fridman

Paulo Fridman é um dos fotógrafos brasileiros mais publicados no exterior e colabora para as mais importantes revistas e empresas do mundo, como: Time, The New York Times, Vogue, Le Figaro, Der Spiegel, etc.  Atualmente, fotografa para publicidade, onde acumula vários prêmios. Diversos museus e centros culturais mantêm seus trabalhos no acervo permanente e em coleções temáticas.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa