Metrô: Estação Tatuapé realiza seu primeiro simulado de incêndio

Participaram cerca de 14 bombeiros e 70 funcionários do Metrô

qua, 12/07/2006 - 18h16 | Do Portal do Governo

O simulado de incêndio realizado pelo Metrô hoje,dia 12, na estação Tatuapé ocorreu dentro do tempo previsto, conforme avaliação da empresa e do Corpo de Bombeiros do 3° Grupamento. Esse foi o segundo simulado de incêndio e salvamento deste ano em estações metroviárias. O exercício é o 29º feito em conjunto com os bombeiros, após parceria formada em 1988.

O evento começou a partir da geração de fumaça no interior de um trem, que partiu da estação Belém com destino à estação Tatuapé (Linha 3- Vermelha, Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), em conseqüência de um princípio de incêndio no sistema elétrico. Para obter a fumaça necessária ao treinamento, os bombeiros utilizaram uma máquina portátil de geração de fumaça.

 Imediatamente, os brigadistas da estação Tatuapé prestaram os primeiros socorros a quatro vítimas intoxicadas e com ferimentos leves. A outra vítima encontrada desacordada e ferida com maior gravidade no interior do carro foi salva pelos bombeiros.

Para essa simulação foram envolvidos cerca de 14 bombeiros, divididos entre equipes de resgate e combate ao incêndio, e 70 funcionários do Metrô, locados na estação, segurança, no apoio, tráfego e Centro de Controle Operacional.

         Antes do início do simulado, os usuários do Metrô foram informados sobre esse treinamento por meio do sistema de som de todas as 54 estações e dos trens. Durante o exercício, as demais composições circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada na plataformas.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa