Metrô: Estação Luz inaugura terceira Biblioteca “Embarque na Leitura”

Será nesta sexta-feira, dia 01

qui, 31/08/2006 - 19h50 | Do Portal do Governo

O Metrô, em parceria com Instituto Brasil Leitor, inaugura amanhã, às 10 horas, na estação Luz da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), mais unidade da biblioteca “Embarque na Leitura”. Essa é a terceira biblioteca com empréstimos gratuitos de livros ao público na rede metroviária, que já conta com instalações na estação Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde) e Tatuapé (Linha 3-Vermelha).

        A implantação da nova biblioteca em Luz se deve principalmente à demanda dessa estação, onde circulam por dia 141 mil usuários vindos da transferência gratuita entre Metrô e CPTM. A nova unidade possui um acervo com mais de 2.300 livros, de vários gêneros: Literatura brasileira e estrangeira, Filosofia, Religião, Sociologia, Artes, História e Geografia.

        A biblioteca “Embarque na Leitura” tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura e combater o analfabetismo funcional (falta de aptidão para leitura, escrita e compreensão). Para isso, a biblioteca disponibiliza à população lançamentos do mercado editorial, clássicos da literatura e títulos contemporâneos.

        A entrega da terceira bilbioteca do Metrô contou com o patrocínio da AES Eletropaulo, com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura.

        Serviço Gratuito

Para se cadastrar, para o acesso gratuito ao empréstimo de livros, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais. Somente poderá ser retirado um livro por vez.

O horário de funcionamento da biblioteca é das 11h às 20 horas, de segunda a sexta-feira. Os livros retirados na estação Luz não podem ser devolvidos na Estação Paraíso e Tatuapé porque os cadastros das três unidades são diferentes.

Os exemplares  emprestados têm prazo para devolução de 10 dias e podem ser entregues em qualquer horário, em uma caixa receptora instalada no local.

Acervo em braile e eventos literários

Com atendimento diferenciado para deficientes visuais, a biblioteca oferece um acervo em braile composto por cinco títulos, entre eles a Bíblia Sagrada.

Além do empréstimo gratuito de livros à população, a biblioteca promove eventos periódicos, como tarde de autógrafos, conversa com escritores e contadores de história.

 Acesso pela Internet

        Os usuários ainda podem acessar pela página do Metrô na Internet, www.metro.sp.gov.br, a relação do acervo das bibliotecas Paraíso e Tatuapé. A busca pode ser realizada pelo nome do autor, título da obra e assunto.

        Durante o ano passado, as bibliotecas “Embarque na Leitura” localizadas na estação Paraíso e Tatuapé realizaram mais de 35.000 empréstimos. As duas unidades totalizam mais de 15.000 leitores cadastrados.       

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa