Metrô: Estação Luz inaugura terceira biblioteca da ação Embarque na Leitura

No local, interessado encontra acervo com mais de 2,3 mil livros, de diferentes gêneros da literatura brasileira e estrangeira

qui, 07/09/2006 - 14h00 | Do Portal do Governo

Passageiros do Metrô ganharam a terceira unidade da biblioteca do Programa Embarque na Leitura, instalada na Estação Luz, Linha 1 (Jabaquara – Tucuruvi). No local, encontram acervo com mais de 2,3 mil livros, de diferentes gêneros da literatura brasileira e estrangeira – Filosofia, Religião, Sociologia, Artes, História e Geografia. Quem quiser pode emprestar os volumes gratuitamente.

A Estação Luz foi escolhida para sediar a nova biblioteca por ter alta circulação de passageiros por dia (aproximadamente 141 mil) que se utilizam da transferência gratuita entre Metrô e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CTM). Além do Metrô, a biblioteca da Luz teve o apoio da AES Eletropaulo, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura.

O objetivo dos organizadores é incentivar o hábito da leitura e combater o analfabetismo funcional – falta de aptidão para ler, escrever e compreender textos. As outras unidades do Embarque na Leitura estão instaladas nas estações Paraíso, das linhas 1 e 2 (Imigrantes – Vila Madalena) e Tatuapé, da Linha 3 (Corinthians Itaquera – Barra Funda).

Como se cadastrar

Para se cadastrar, o interessado precisa apresentar documento de identidade, comprovante de residência e foto 3 x 4. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais. Somente poderá ser retirado um livro por vez. O horário de funcionamento das bibliotecas é das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. As publicações retiradas numa unidade não podem ser devolvidas nas outras, porque os três cadastros são diferentes. O prazo de devolução é de 10 dias, em qualquer horário, numa caixa receptora instalada no local.

Inclusão

Com atendimento diferenciado para deficientes visuais, o programa oferece acervo em braile, composto por cinco títulos, entre os quais a Bíblia Sagrada. Além do empréstimo gratuito, as bibliotecas promovem eventos periódicos, como tarde de autógrafos, conversa com escritores e contadores de história. Os usuários ainda podem acessar, pela página do Metrô na Internet, a relação do acervo das bibliotecas Paraíso e Tatuapé. A busca pode ser pelo nome do autor, título da obra e assunto.

No ano passado, as duas primeiras bibliotecas do Embarque na Leitura realizaram mais de 35 mil empréstimos e totalizaram cerca de 15 mil leitores cadastrados. Mais informações, no site www.metro.sp.gov.br.

Do Metrô

C.A.