Metrô: Estação Liberdade dá acesso à cultura japonesa em São Paulo

Estação recebe 21 mil usuários por dia

sex, 16/06/2006 - 8h53 | Do Portal do Governo

A estação Liberdade do Metrô, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), é conhecida pelo acesso que possibilita ao coração do bairro oriental na capital. Nos arredores da estação concentram-se feiras, jardins e lojas que representam muito da cultura japonesa na cidade, após 98 anos de imigração para o Brasil. 

A própria estação, que recebe 21 mil usuários por dia, homenageia a cultura nipônica, contendo 11 obras de arte instaladas no mezanino intermediário e que fazem parte do acervo permanente da Companhia. São pinturas produzidas há 18 anos por artistas nipo-brasileiros e que foram entregues ao Metrô no ano seguinte (16/06/1989).  Além das pinturas, também existe uma vitrine especial e permanente de “ikebana”, tradicional arte japonesa baseada em arranjos florais, instalado na área livre, ao lado das bilheterias.

Feira de Artesanato 

Nos finais de semana (sábados e domingos), o Metrô é a melhor opção para se chegar à Feira de Arte, Artesanato e Cultura, que acontece desde 1975, na praça da Liberdade. A feira funciona das 10 às 19 horas, e reúne artesanato, plantas e culinária oriental e de outras regiões brasileiras. É frequentada por turistas de todo o Brasil e por muitos estrangeiros.  

Museu da Imigração Japonesa

Na rua São Joaquim, 381, próximo da estação São Joaquim do Metrô, localiza-se o prédio da Sociedade Brasileira de Cultural Japonesa, que concentra as sedes das principais entidades da comunidade nipo-brasileira, incluindo o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. 

Este museu, que ocupa os três últimos andares do edifício da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, traz uma retrospectiva dos 98 anos da imigração japonesa no país. A atração  é a réplica em miniatura do navio “Kasato Marú”, que atracou no porto dc Santos em 18 de junho de 1908, trazendo os primeiros 781 imigrantes japoneses.

O Museu  está aberto à visitação pública de terça a domingo, das 13h30 às 17h30. O ingresso custa R$ 5,00 (crianças e estudantes têm desconto; idosos não pagam entrada). Mais informações sobre o museu podem ser obtidas pelos telefones 3209-5465/9565.

A relação do bairro da Liberdade com o Metrô já dura mais de 31 anos, desde  a chegada dos trens na estação Liberdade, que foi inaugurada em 17 de fevereiro de 1975, quando o então presidente Ernesto Geisel fez uma viagem da estação Jabaquara até a estação Liberdade, estendendo a Linha 1 (na época chamada Norte-Sul) até o centro da cidade. 

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.