Metrô: Estação Imigrantes tem várias inovações

Obras complementares no entorno da nova estação do Metrô incluem nova rampa de acesso e reformulação paisagística

qua, 12/04/2006 - 17h40 | Do Portal do Governo

Até o final deste semestre, a construção de uma nova rampa de acesso para a recém-inaugurada estação Imigrantes, da Linha 2-Verde do Metrô, deverá facilitar o embarque dos usuários que atualmente se deslocam da av. Dr. Ricardo Jafet (sentido Jabaquara) em direção à estação. O projeto faz parte de um pacote de obras complementares que deverão ser realizadas no entorno dessa estação (que já conta com equipamentos diferenciados, como piso tátil, bilheterias blindadas, escadas rolantes “inteligentes” e câmeras de alta definição para a segurança de todas suas áreas).

O novo acesso será erguido do outro lado da avenida Ricardo Jafet (lado oposto ao acesso principal da estação), onde hoje uma acanhada escadaria é utilizada pelos pedestres para acessar o viaduto Saioá, em direção a uma das entradas da estação, localizada junto ao viaduto. Com esta obra, além de agilizar o percurso e dar maior segurança à população, o Metrô pretende facilitar o acesso à estação das pessoas com mobilidade reduzida e portadoras de necessidades especiais.

Atualmente, os passageiros que se utilizam da estação Imigrantes contam com dois acessos para embarcar. Além do localizado sobre o viaduto Saioá, que tem elevador para portadores de deficiência, existe uma outra entrada para a estação(a principal, com área ajardinada) na av. Ricardo Jafet (sentido Ipiranga).

Reformulação paisagística

Em breve, no terreno onde será construída a nova rampa para a estação Imigrantes (numa área de cerca de 9 mil metros quadrados), uma profunda reformulação paisagística também deverá acontecer. No local, onde hoje estão instalados um galpão de materiais e uma oficina mecânica, que produz armações e estruturas metálicas utilizadas nos túneis e na construção da futura estação Alto do Ipiranga (com inauguração prevista para novembro deste ano), serão plantadas vários tipos de árvores.

A previsão é que em setembro, logo após o término da obra bruta da futura estação Alto do Ipiranga, esses galpões e oficinas sejam todos desativados. Em seus lugares, além de muita grama, deverão ser plantadas, entre várias espécies arbóreas, mudas de pitangueiras, figueiras, ipês amarelos, ipês roxos e amoreiras.

Estação tem acesso gratuito até o dia 14

Inaugurada em 30 de março último, a estação Imigrantes está aberta à visitação pública, gratuitamente, das 10 às 15 horas , até o dia 14 de abril, quando termina o período de operação assistida no novo trecho do Metrô, entre as estações Ana Rosa e Imigrantes. Em 15 de abril, a estação entra em operação comercial, com acesso tarifado, no mesmo horário de funcionamento das demais estações já existentes, das 4h40 à meia-noite.

Departamento de Imprensa do Metrô