O governador Cláudio Lembo entregou nesta terça-feira, 09/05, a estação Chácara Klabin da Linha 2-Verde do Metrô. Ela vai funcionar no horário comercial padrão das demais estações metroviárias, das 4h40 à meia-noite, já com o bilhete único integrado em vigor.
A estação Chácara Klabin é a 54ª do Metrô e faz parte do novo trecho, com três quilômetros de extensão, que vai da Linha 2-Verde, entre as estações Ana Rosa e Imigrantes. A previsão é de que com a operação comercial das duas estações (Imigrantes e Chácara Klabin), haja 40 mil novos usuários no sistema metroviário.
“A solução para São Paulo é o transporte sob trilhos. Isso é transporte para o povo”, afirmou o governador Cláudio Lembo.
Implantada na rua Vergueiro e parte em área desapropriada em frente ao Liceu Pasteur, a estação Chácara conta com dois acessos (um de cada lado do viário), uma bilheteria, oito bloqueios, sete escadas fixas, seis escadas-rolantes e três elevadores especiais para pessoas portadoras de deficiência física.
“Até novembro deste ano, com a entrega da estação Alto do Ipiranga, em construção, a expansão da Linha 2 beneficiará cerca de 400 mil pessoas que residem na região”, destacou o secretário Jurandir Fernandes.
A Linha 2-Verde foi construída em subterrâneo, pelo método NATM (/New Austrian Tunneling Method/), também conhecido como “túnel de mineração”. A exceção foi um pequeno trecho de 437 metros de extensão, que inclui o elevado sobre a avenida Dr. Ricardo Jafet e a plataforma da estação Imigrantes.
As estruturas da estação Chácara Klabin, que foi projetada para receber as futuras plataformas da Linha 5-Lilás, foram executadas com paredes-diafragma e “estacas-barrete” (pilares), que têm a função de conter e suportar as cargas da estrutura da estação. Alguns pilares da estação chegaram a 47 metros de comprimento, as mais profundas já executadas no país.
As obras da estação Chácara Klabin foram iniciadas em 24 de junho de 2004. A obra bruta foi concluída no final do ano passado e,simultaneamente, teve início a fase de acabamento da estação.
Para a construção da estação foram escavados e retirados 82.709 m³ de terra, o equivalente a 5. 515 caminhões. A sua estrutura consumiu 20.507 m³ de concreto e 3.261 toneladas de aço. Na fase de acabamento, foram utilizados 3.138,00 m² de granito, 7.114,00 m²de placas cerâmicas e 1.650,00 m² de aço inoxidável.
Entre os presentes estavam o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o presidente do metrô Luiz Carlos David, entre outras autoridades.
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