Metrô: está chegando o “megatatuzão” da linha 4-Amarela

A previsão é que o equipamento, em fabricação na Alemanha, desembarque no porto de Santos no próximo mês de julho.

qui, 15/06/2006 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Metrô iniciou o reaterro da laje de cobertura da futura estação Faria Lima, que está sendo construída no largo da Batata, no centro de Pinheiros, para a implantação do canteiro de apoio para o “megatatuzão”, equipamento shield que fará a escavação do túnel de vias (de passagem dos trens) entre as estações Faria Lima e  Luz, no centro da Capital. Serão 6.200 metros de túnel, com diâmetro externo de 9,40m, que receberão as duas vias da Linha 4-Amarela (Vila Sônia – Luz).

No momento, estão sendo finalizados os trabalhos de impermeabilização da laje de cobertura da estação Faria Lima com o emprego de uma manta especial de PVC importada da Suíça. Essa manta especial é resistente ao fogo, a líquidos agressivos como esgoto e microorganismos, e é utilizada pela primeira vez em obras subterrâneas no país (o Metrô está utilizando a mesma manta nas obras de expansão da linha 2-Verde, entre as estações Ana Rosa e Alto do Ipiranga). Após essa etapa, toda a estrutura de concreto da laje (3.833 m²) será reaterrada.

“Megatatuzão”

  Quando toda a área estiver nivelada, o Metrô dará início à implantação de um platô, que servirá de canteiro de apoio para a entrada de material e retirada de terra escavada pelo “megatatuzão”. A máquina shield, especialmente projetada para   executar o túnel da linha 4 do Metrô, tem 150 metros de comprimento e capacidade para construir até 17 metros de túnel por dia.

Nesse canteiro de apoio serão instalados os depósitos de anéis de concreto que revestirão as paredes do túnel e o de argamassa, que será empregada no preenchimento e fixação dos anéis nas paredes do túnel. Quando acabados, os túneis  passarão a ter diâmetro de 8,90 metros.

O canteiro da estação Faria Lima contará também com guindaste adaptado com caçamba para entrada de material e retirada de terra, que será feita através de um /shaft/, um gigantesco poço de serviço com formato retangular de 15,5 metros x 23,0 metros.

O volume total de terra a ser retirado das escavações da estação Faria Lima será de 110 mil metros cúbicos, o correspondente a 11 mil caminhões basculantes de grande porte.

 

No momento, homens escavam o corpo da estação Faria Lima sob a laje de cobertura, na altura da pista  da avenida Faria Lima, sentido Jaguaré, que já está liberada ao tráfego de veículos. A montagem do “megatatuzão” e a partida para a escavação pelo shield se dará através deste ponto da obra.

Assessoria de Imprensa