Metrô: Escavações da estação Butantã atigem o nível da plataforma de embarque

Obras fazem parte da Linha 4-Amarela do Metrô

sex, 13/01/2006 - 12h40 | Do Portal do Governo

As obras de escavação da futura estação Butantã da Linha 4-Amarela do Metrô, nas proximidades da Cidade Universitária, já atingiram o nível onde será instalada a plataforma de embarque dos passageiros. Atualmente, o poço da estação Butantã está com 20 metros de profundidade, sete metros acima da profundidade total.

Localizada na avenida Vital Brasil, esquina com as ruas Pirajussara, M.M.D.C, Camargo e Engenheiro Bianor, a estação Butantã, depois de concluída, contará com três acessos interligados. Dois deles estarão na av. Vital Brasil, um de cada lado, e serão dotados de escadas fixas e rolantes, além de elevador para usuários com necessidades especiais. O terceiro acesso será interligado ao futuro terminal de ônibus e contará somente com escadas fixas.

Além desses três acessos, o projeto da estação Butantã prevê duas bilheterias, 22 bloqueios de entrada, 13 escadas fixas na estação e 15 no terminal urbano, 10 escadas rolantes e quatro elevadores para portadores de necessidades especiais.

Túneis seguem em direção ao Rio Pinheiros e Morumbi

Além da escavação do poço onde será erguida a estação Butantã, os operários também trabalham na construção dos túneis que seguem em direção à futura estação Pinheiros, que passará sob o rio Pinheiros, e em direção à estação Morumbi, passando pelo poço de ventilação e saída de emergência “Três Poderes”.

Partindo do Butantã em direção à estação Pinheiros o túnel do metrô terá 464 metros, depois de totalmente escavado. Até o momento, as escavações já romperam 87 metros de comprimento. Quando essa marca atingir entre 350 e 400 metros, o túnel estará passando sob o rio Pinheiros.

Já na direção oposta, partindo do poço de ventilação “Waldemar Ferreira”, que tem 33 metros de profundidade e diâmetro de 12 metros e meio, o túnel que segue em direção à estação Butantã se encontra com 200 metros de comprimento escavados, restando apenas 33 metros para ser concluído.

Com 11 estações e 12,8 quilômetros de extensão, entre a estação Luz, na área central da cidade, e Vila Sônia (local do pátio de manutenção e estacionamento de trens), a linha 4 do Metrô irá transportar diariamente cerca de 900 mil pessoas. Totalmente subterrânea, a nova linha metroviária passará por importantes eixos viários da Capital, como as avenidas Francisco Morato (nas proximidades da Cidade Universitária da USP), Faria Lima, Rebouças, Paulista, Consolação, São Luís, Ipiranga e Cásper Líbero.

Departamento de Imprensa – Metrô