Metrô: Equipes da polícia técnica e dos bombeiros permanecem de plantão no local do acidente

Operários do Consórcio Via Amarela continuam retirando entulhos e terra do local do acidente

sex, 19/01/2007 - 20h27 | Do Portal do Governo

Após uma reunião entre representantes do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Técnica e Civil e do Consórcio Via Amarela foi definido que os peritos da polícia científica permanecerão de plantão no canteiro de obras da estação Pinheiros do Metrô (Linha 4), que desabou na última sexta-feira, dia 12.  A informação foi dada pelo Superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Periolli.

Segundo Periolli, será mantida uma equipe de peritos que irão observar o material retirado e a área onde operários estão trabalhando. “Será um trabalho em conjunto e tudo que percebermos ser importante será analisado em local próprio”, informou Periolli.

A parte de baixo do túnel está com as obras de remoção de entulhos paradas, pois o terreno está sendo preparado para a retirada da grua (guindaste) ainda neste fim de semana.  “A partir de segunda-feira começaremos outra etapa, onde os técnicos entrarão no túnel para retirada de material. Até lá, ninguém mexe no local”, disse o superintendente. A Marginal Pinheiros, no sentido Castello Branco será totalmente interditada no próximo domingo, dia 21, para a desmontagem do equipamento.

Periolli não quis dar uma previsão de finalizaçao do trabalho de perícia, porém informou que as obras da Linha 4 continuam paralisadas na estação Pinheiros. 

Até o momento, seis vítimas foram resgatadas da cratera que foi aberta com o deslizamento das obras da Linha Amarela do Metrô em Pinheiros. Na noite desta quinta-feira, dia 18, o corpo do funcionário público Márcio Rodrigues Alambert, de 37 anos, foi resgatado. Desde o fim da tarde (de ontem) os bombeiros tentavam retirar o corpo, preso nas ferragens do microônibus soterrado.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Antônio dos Santos, informou ainda nesta sexta-feira que suas equipes permanecerão no local do acidente nas obras do Metrô observando o trabalho de retirada de entulho por parte das construtoras. Caso necessário, elas serão acionadas. Segundo Santos, as seis vítimas confirmadas de estarem na cratera foram retiradas e agora os bombeiros estarão aguardando as investigações da Polícia Civil sobre uma suposta sétima vítima, o contínuo Cícero Augustino da Silva.

As outras vítimas do acidente foram o motorista Francisco Sabino Torres, de 47 anos, que trabalhava no Consórcio que realiza a obra, a aposentada Abigail Rossi de Azevedo, de 75 anos, que passava pela rua Capri a caminho da estação da CPTM de Pinheiros, o motorista do microônibus, Reinaldo Aparecido Leite, de 40 anos, o cobrador Wescley Adriano da Silva, de 22 anos, e a advogada Valéria Marmit, de 37 anos.

Hoje, o governador José Serra foi ao velório do motorista do microônibus Reinaldo Aparecido Leite, no cemitério da Vila Nova Cachoerinha, na Zona Norte. Em Guarulhos, foi ao velório do cobrador Wescley Adriano da Silva.  No final da tarde, Serra esteve na Vila Alpina no velório do funcionário público Márcio Rodrigues Alambert.

 

Carlos Prado