Metrô entrega 10 elevadores para pessoas com deficiência

Novos equipamentos fazem parte do projeto de adequação das estações

qui, 04/02/2010 - 13h20 | Do Portal do Governo

O Metrô entregou 10 novos equipamentos de circulação, sendo nove plataformas elevatórias verticais (PEV), nas estações Jabaquara, Conceição, Santa Cruz, Ana Rosa e Liberdade; e um elevador na Estação Sé. As estações contempladas com esses elevadores fazem parte da Linha 1-Azul, construídas na década de 70, antes da obrigatoriedade de prover condições de acessibilidade a pessoas com deficiência em edificações de uso público.

Dezoito equipamentos – nove elevadores e nove plataformas elevatórias, incluindo estes novos – já foram instalados e entregues à população. Como parte do projeto de adequação das estações, ainda está prevista a instalação de 25 PEVs e 20 elevadores especiais. A estimativa é que até o final deste ano todas as 55 estações do Metrô sejam plenamente acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Com os novos equipamentos, as pessoas com mobilidade reduzida terão mais autonomia durante a utilização do sistema metroviário, desde o acesso até a plataforma”, afirma o gerente de Operações do Metrô, Wilmar Fratini.

A PEV é uma versão simplificada do elevador tradicional: dotada de modernos dispositivos de segurança, se movimenta somente quando todos os procedimentos operacionais são cumpridos. O acesso às plataformas e aos elevadores do Metrô possui sinalização tátil e visual em todas as estações.

Plano de investimentos

Para garantir a plena acessibilidade, o Metrô de São Paulo estabeleceu um planejamento de investimentos para a conclusão de todas as intervenções necessárias, que incluem, além da instalação de elevadores e plataformas elevatórias: instalação de piso tátil; modificação, instalação e adequação de escadas rolantes; instalação, pelo Centro de Controle Operacional (CCO), de sistema de monitoramento de pessoas com mobilidade reduzida; instalação de sinalização visual nos degraus das escadas e nas plataformas das estações; substituição dos corrimão das rampas e escadas fixas; adequação dos sanitários públicos; instalação de bancos para obesos nos trens e plataformas; e implementação de telefones acessíveis para pessoas surdas e cadeirantes, entre outras ações.

Além das obras e equipamentos, o Metrô tem investido continuamente na capacitação dos funcionários. Nos últimos dois anos, foram requalificados aproximadamente 4.200 funcionários para atendimento, condução e auxílio a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

As novas estações, projetadas ou em construção, já contemplam todos os elementos necessários à acessibilidade, em conformidade com a legislação e as normas técnicas vigentes.

Do Metrô