Metrô: Empresa vai liberar para o trânsito trecho interditado na Rua dos Pinheiros

Circulação de veículos entre as ruas Mateus Grou e Mourato Celho será restabelecida a partir do dia 21

sex, 14/07/2006 - 18h52 | Do Portal do Governo

No próximo dia 21, o Metrô liberará para o tráfego o viário interditado na rua dos Pinheiros, entre as ruas Mateus Grou e Mourato Coelho. A intervenção no local, iniciada em 24 de julho do ano passado, foi necessária para o início de construção da futura estação Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela (Vila Sônia- Luz).

A interferência realizada pelo Metrô foi necessária para dar sequência às obras no trecho, incluindo o remanejamento de uma galeria de águas pluviais localizada abaixo do local da futura estação.

Com o restabelecimento do viário de superfície, a Companhia do Metrô cumpre o compromisso assumido com a Associação Comercial de Pinheiros, em que foi estabelecido o prazo de um ano para a desobstrução do trecho.

Melhorias urbanísticas

Durante essa semana, o Metrô finaliza as novas calçadas do trecho, com o assentamento de lajotas de concreto. As melhorias urbanísticas incluem a transformação de toda a fiação aérea antes existente (elétrica, telefônica e de televisões por assinatura) em subterrânea.

O pavimento asfáltico bruto da rua já foi concluído, restando apenas o acabamento e a pintura de faixas contínuas e de pedestres. Para as próximas semanas está prevista a instalação dos postes de iluminação e a fixação de placas de trânsito.

Com o tráfego liberado, as obras do Metrô prosseguem no subsolo da rua do Pinheiros até 2008, a partir de duas entradas de serviço localizados nas laterias da via, na esquina da rua Fradique Coutinho.

Estação Fradique Coutinho

A laje de cobertura da estação Fradique Coutinho já foi concretada e aterrada para receber o asfalto. Todas as paredes-diafragma, que servem de estrutura para a futura estação, já estão concluídas.

A estação Fradique Coutinho deverá entrar em funcionamento na segunda fase de operação da Linha 4-Amarela, em 2012. A primeira etapa da nova linha metroviária deverá iniciar operação em dezembro de 2008, com 12,8 quilômetros de extensão, entre Vila Sônia, local do pátio de manutenção, e Luz, com as seis estações prioritárias: Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã.

A importância da conclusão antecipada da estrutura da futura estação Fradique Coutinho se deve à passagem no local, ainda neste ano, da máquina shield (o “megatatuzão”, prestes a chegar da Alemanha, onde foi fabricado) que, a partir do Largo da Batata (local da futura estação Faria Lima) irá realizar a escavação do túnel da linha, até a estação Luz, na área central da cidade.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô