Metrô é uma opção para se chegar à Bienal

Para facilitar o acesso até o local, a organização da Bienal disponibilizou uma linha especial de ônibus gratuitos, que saem a cada cinco minutos.

sáb, 23/08/2008 - 10h53 | Do Portal do Governo

O Metrô é a melhor opção para se chegar à 20ª Bienal Internacional do Livro, que acontece no  Pavilhão de Exposições do Anhembi. Para facilitar o acesso até o local, a organização da Bienal disponibilizou uma linha especial de ônibus gratuitos, que saem a cada cinco minutos, do acesso Oeste, da estação Portuguesa/Tietê do Metrô (pátio do minishopping).

O serviço de ônibus atende diariamente, das 8h30 às 22h30.   No espaço de 70 mil m² de área, 350 expositores trazem 210 mil livros diferentes, que somam mais de 2,2 milhões de exemplares. A expectativa é de que nesta edição, a Bienal, que vai até o próximo domingo, dia 24, seja vista por mais de 800 mil pessoas.

Bibliotecas

Com a primeira unidade inaugurada em 1º de setembro de 2004, na estação Paraíso do Metrô, a biblioteca “Embarque na Leitura”, cada vez mais, faz parte do cotidiano dos usuários do sistema metroviário paulistano. As cinco  unidades instaladas nas estações do Metrô (Paraíso, Luz, Tatuapé, Largo Treze e Santa Cecilia)  contam atualmente, com 30.855 sócios, que realizaram 259.643 empréstimos.

“Esse projeto atende plenamente ao seu objetivo, que é o de facilitar o acesso das pessoas à leitura, nossa expectativa é de ampliar o serviço, instalando mais bibliotecas no Metrô e na CPTM”, afirma Aluizio Gibson, chefe do Departamento de Marketing Corporativo do Metrô.

Como se cadastrar

Para se cadastrar e receber a carteirinha, o interessados devem apresentar originais e cópias dos documentos de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais.

Somente um livro pode ser retirado por vez e deve ser devolvido no período de 10 dias, em qualquer horário, na mesma unidade. O empréstimo é gratuito e pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 11h às 20h.

Hoje, o acervo total das cinco bibliotecas no Metrô é de 17.250 livros. O projeto Embarque na Leitura, realizado em parceria com o Instituto Brasil Leitor, conta também com uma diversificada agenda de atividades ligadas à literatura, como tardes de autógrafos, conversas com escritores, contadores de histórias, entre outras.

Do Metrô

(M.S.)