Metrô é uma boa opção para conhecer a cidade de São Paulo

Veja o roteiro de atrações que ficam nas proximidades das estações e faça sua escolha

qua, 09/07/2008 - 15h43 | Do Portal do Governo

Com a chegada das férias escolares de julho e a saída de milhares de pessoas da capital, o Metrô de São Paulo é uma boa opção para aqueles que ficam e querem conhecer um pouco mais a cidade, principalmente nos finais de semana.

Ao utilizar o Metrô, o usuário verá que muitos pontos turísticos, de lazer, cultura e de compras, estão localizados ao lado ou nas imediações das estações.

O Metrô de São Paulo, que completou 40 anos de fundação e no próximo mês de setembro chega aos 34 anos de operação comercial, conta atualmente com uma rede de 61,3 quilômetros e 55 estações, distribuídas pelas linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze).

O Memorial da América Latina, na Barra Funda, o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, na Avenida Paulista, e os shoppings Santa Cruz, Tatuapé I e Tatuapé II estão situados junto a estações do Metrô.

O acesso a outros pontos, como o Playcenter, o Museu do Ipiranga, o Zoológico e o Simba Safari é facilitado pelo sistema de integração com os ônibus.

Com apenas algumas passagens, as pessoas podem criar um roteiro diversificado e bastante interessante. A seguir, algumas sugestões para a elaboração desse eventual roteiro:

Linha 1 – Azul

Perto da estação Armênia está localizado o Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla (SPTrans). Nas proximidades das estações Tiradentes e Luz estão localizados o Museu da Arte Sacra, a Pinacoteca do Estado e a Estação Pinacoteca.Na estação Luz, que tem ao seu lado o Museu da Língua Portuguesa, as pessoas podem chegar com facilidade ao Parque da Luz e à rua José Paulino, conhecido centro de comercialização de roupas.

Na estação São Bento, o visitante poderá conhecer o Mosteiro de São Bento. Além disso, a estação São Bento do Metrô dispõe de um acesso direto (Ladeira Porto Geral) para a rua 25 de Março,  maior centro de compras popular do país, e para o Mercado Municipal.

No bairro oriental da Liberdade, duas atrações: o Museu da Imigração Japonesa (rua São Joaquim, 381) fica próximo da unidade São Joaquim; e a estação Liberdade é a melhor opção para se chegar ao centro do bairro turístico. Nos finais de semana, a praça da Liberdade recebe, há 34 anos, a tradicional Feira de Artesanato.

Seguindo pela Linha 1 em direção ao Sul, o usuário chegará ao Centro Cultural São Paulo, que fica ao lado da estação Vergueiro e conta com um acesso externo destinado a pessoas com dificuldade de locomoção.

Linha 2 – Verde

No trecho central, compreendido entre as estações Paraíso e Consolação, além da Avenida Paulista – símbolo da cidade -, o visitante poderá chegar ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) e ao centenário Parque Tenente Siqueira Campos, o Trianon, que fica bem pertinho da estação Trianon-Masp.

A Casa das Rosas e o Instituto Itaú Cultural também são opções interessantes e podem ser facilmente acessados pela estação Brigadeiro.

O Aquário de São Paulo, próximo da estação Imigrantes, oferece diversos aquários temáticos com espécies raras da fauna brasileira, com sonorização ambiente que simula a floresta amazônica.

Linha 3 – Vermelha

O Memorial da América Latina fica ao lado da estação Palmeiras/Barra Funda; o Teatro Municipal e a atual sede da Prefeitura da Capital, junto à estação Anhangabaú; a Casa das Retortas (da antiga Companhia Paulista de Serviços de Gás), perto da estação Pedro II; e o Memorial do Imigrante (rua Visconde de Parnaíba, 1316) nas proximidades da estação Bresser.

A estação Sé, que faz interligação das linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha, também tem suas atrações: a fonte d´água da praça (construída e mantida pelo Metrô desde a construção da estação), a Catedral da Sé, o Pátio do Colégio, o Museu José Bonifácio, etc.

Linha 5 – Lilás

Na estação Capão Redondo, de segunda a sábado, com a utilização da integração gratuita com ônibus intermunicipal, é possível chegar ao Embu das Artes, onde ocorre uma feira de artesanato. Ao desembarcar na estação Giovanni Gronchi, também com a utilização da integração com ônibus, o visitante terá acesso ao Palácio dos Bandeirantes.

Na estação Santo Amaro, a atração é a arquitetura, sustentada por potentes cabos de aço (estais) sobre o rio Pinheiros. Nessa unidade, o usuário poderá ainda se integrar gratuitamente, com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM, que percorre a marginal Pinheiros de Osasco ao Grajaú.

Vale lembrar que nos finais-de-semana o Metrô desenvolve em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris) o programa Turismetrô, que conta com seis roteiros bastante procurados pela população. Todos eles são acompanhados por profissionais da área. Informações sobre roteiros e horários do Turismetrô podem ser obtidas no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br).

O Metrô de São Paulo transporta diariamente cerca de 3,3 milhões de passageiros. Nos finais de semana, o movimento é 40% menor aos sábados e 60% aos domingos.O horário de funcionamento é das 4h40 à meia-noite. A linha 5-Lilás, que interliga o Capão Redondo ao Largo Treze, no centro de Santo Amaro, não abre aos domingos nem em feriados.

 

Do Metrô

(I.P.)