Metrô e Sabesp instalam “telemedidor” na Estação Sé

Metrô de São Paulo é a primeira empresa no Brasil a testar sistema que possibilita identificação imediata de vazamentos na tubulação de água

seg, 04/06/2007 - 19h21 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo é a primeira empresa do país a testar, a partir dessa semana, um sistema eletrônico que proporciona a identificação imediata de vazamentos na tubulação de água, de forma a estimular o uso racional desse bem universal. Os vazamentos podem ser percebidos mesmo que exista necessidade de monitorar um grande número de tubulações.

A tecnologia desse sistema é inteiramente nacional e foi desenvolvida pela Sabesp, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, e pela USP.

O sistema consiste em um aparelho, batizado de “telemedidor”, ligado a um hidrômetro, que transmitirá informações 24 horas por dia, em tempo real, a um Centro de Monitoração. Em casos de variação brusca no consumo ou de falta de energia durante o monitoramento, técnicos do Metrô e da Sabesp serão informados do problema pelo celular ou por e-mail em seus computadores.

A estação Sé foi a escolhida para a instalação pioneira do telemedidor pois responde pelo funcionamento do espelho de água da praça e abriga um sanitário público que atende diariamente a cinco mil pessoas. O consumo de água na estação Sé é de 1,2 milhão de litros por mês, o equivalente a 135 caminhões-pipa.

A verificação diária do consumo na estação vai permitir que o Metrô saiba quanto pagará pela utilização no mês, antes da chegada da fatura da Sabesp, o que facilitará o planejamento de ações futuras. O objetivo do Metrô é reduzir os desperdícios no consumo em até 20% e, com isso, colaborar para um melhor aproveitamento de um dos mais importantes recursos naturais.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

(R.A.)