Metrô e Sabesp instalam telemedidor na estação do Metrô Sé

A tecnologia do sistema é inteiramente nacional e foi desenvolvida pela Sabesp

qui, 14/06/2007 - 8h58 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo é a primeira empresa do País a testar, a partir deste mês, sistema eletrônico que permite a detecção imediata de vazamentos na tubulação de água, de modo a estimular o uso racional desse bem universal. Os vazamentos podem ser identificados mesmo que haja necessidade de monitorar um grande número de tubulações. A tecnologia do sistema é inteiramente nacional e foi desenvolvida pela Sabesp, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, e pela Universidade de São Paulo.

O sistema consiste em um aparelho, batizado de telemedidor, ligado a um hidrômetro, que transmitirá informações 24 horas por dia, em tempo real, a um Centro de Monitoração. Em casos de variação brusca no consumo ou de falta de energia durante o monitoramento, técnicos do Metrô e da Sabesp serão informados do problema pelo celular ou por e-mail em seus computadores.

A estação Sé foi a escolhida para a instalação pioneira do telemedidor porque responde pelo funcionamento do espelho-d´água da praça e abriga sanitário público que atende diariamente 5 mil pessoas. O consumo de água no local é de 1,2 milhão de litros por mês, equivalente a 135 caminhões-pipa.

A verificação diária do consumo na estação possibilitará ao Metrô saber quanto pagará pela utilização da água no mês, antes da chegada da fatura da Sabesp, o que facilitará o planejamento de ações futuras. O objetivo do Metrô é reduzir os desperdícios no consumo em até 20% e, com isso, colaborar para melhor aproveitamento de um dos mais importantes recursos naturais.

Do Departamento de Imprensa do Metrô