Metrô e Incor treinam usuários para salvar vidas

Não é preciso fazer inscrições; aulas duram em torno de 30 a 40 minutos

seg, 10/05/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo e o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo estão promovendo a campanha Salve Vidas nas Estações do Metrô. A partir desta segunda-feira, 10, e até sexta, 14 especialistas do Incor aplicarão treinamento nas estações, das 12 às 16 horas, para ensinar aos usuários a reconhecer pessoas em parada cardíaca e adotar os procedimentos necessários, como as compressões torácicas, até a chegada do desfibrilador, aparelho pelo qual se dá choque no tórax da vítima.

O Metrô e o Incor estão divulgando essa ação por meio de cartazes e folhetos para que as pessoas não percam a oportunidade de participar do treinamento e contribuir para salvar o maior número de vidas nesse tipo de ocorrência nas estações.

Não é preciso fazer inscrições e cada aula, que inclui exibição de vídeo, palestra orientativa e treinamento com as manobras, está prevista para durar em torno de 30 a 40 minutos.

Importância do conhecimento

A morte súbita de origem cardíaca é uma das principais causas de óbito em todo mundo. Aproximadamente 300 mil pessoas por ano sofrem desse mal no Brasil. A sobrevida de uma pessoa que apresenta parada cardíaca fora do hospital é muito baixa: entre 0 a 8%.

No entanto, trabalhos em outros países demonstram que a sobrevida de pessoas que apresentam parada cardíaca e passam por compressões torácicas e o uso do desfibrilador nos primeiros três minutos, após o início da ocorrência médica, aumenta significativamente de 49% a 75%.

Com a adoção dos procedimentos corretos, a sobrevida do paciente duplica ou triplica as chances de sobrevivência, pois melhora o fluxo do sangue para o coração e para o cérebro. Se eles não forem feitos, as chances caem de 7% a 10% a cada minuto, em que se passa em processo de parada cardíaca.

Participação do Metrô

Todas as 61 estações do Metrô de São Paulo estão equipadas com desfibriladores e todos os agentes de segurança, operadores e supervisores, que somam cerca de 2.500 empregados estão treinados em ressuscitação cardíaca. Porém o usuário pode fazer a diferença reconhecendo o estado da vítima e iniciando as compressões torácicas.

Cada mês acontece uma parada cardíaca em uma das estações do Metrô. Nos últimos dois anos a sobrevida de pessoas que sofreram desse mal nas estações do Metrô foi de 36%.

Locais de Treinamento

Para treinar os usuários, os 15 funcionários do Incor contarão com 30 manequins, desfibriladores e equipamento de TV e vídeo nas seguintes datas e locais:

Segunda-feira, 10: Sé (mezanino, área livre, lado esquerdo)
Terça-feira, 11: Paraíso (plataforma 1 da linha 1-Azul)
Quarta-feira, 12: Santana (mezanino, área paga, ao lado do elevador)
Quinta-feira, 13: Santo Amaro (mezanino, área paga, ao lado do elevador)
Sexta-feira, 14: Tatuapé (mezanino, área paga, ao lado da escada rolante 27)

Do Metrô