Metrô e EMTU ensinam como prevenir câncer de boca

Três estações do Metrô e um ônibus da EMTU terão profissionais que prestarão atendimento gratuito à população

qua, 04/11/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realizam campanha educativa que ensinará à população como  prevenir o câncer de boca.

A partir desta quarta-feira, 4, e até sexta-feira, 6, os usuários do Metrô que passarem por três estações – uma em cada linha – receberão orientação gratuita de profissionais sobre como realizar o autoexame da boca e identificar lesões que podem progredir para o câncer bucal. A ação, que integra o Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal, é promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e pela Secretaria de Saúde do Município de São Paulo. 

Os exames são realizados das 8h30 às 17h30 nos seguintes locais: 

Estação Artur Alvim (Linha 3-Vermelha): sala L17, Terminal Norte (acesso à Av. Águia de Haia)

Estação São Bento (Linha 1-Azul): sala L17, Boulevard São Bento (ao lado da Farmácia Popular)

Estação Brigadeiro (Linha 2-Verde): sala L35 (acesso pelo Hospital Santa Catarina e pela Escola Estadual Rodrigues Alves)

A EMTU/SP deixará um ônibus com consultório estacionado no Terminal Capão Redondo, ao lado da Estação Capão Redondo (Linha 5-Lilás do Metrô). Se houver suspeita de lesões, os pacientes serão encaminhados para biópsia e exame anatomopatológico em dois hospitais públicos e em seis faculdades de Odontologia.

A doença

O tipo mais frequente de câncer de boca é o carcinoma espinocelular, uma lesão agressiva, pouco conhecida pela população e, por isso, de diagnóstico tardio. “No Brasil, o câncer da boca ocupa a quinta posição entre os homens e a nona entre as mulheres. Seu aparecimento ocorre devido a vários fatores, principalmente à associação do fumo e do álcool, além da despreocupação das pessoas com os sintomas iniciais de uma possível doença”, explica Dr. Emil Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia.

Do Metrô