Metrô e CPTM vão operar ininterruptamente na madrugada da festa de Réveillon

Medida tem o objetivo de facilitar o transporte dos que irão participar da festa da virada na Avenida Paulista

qua, 28/12/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizarão operação comercial para transportar o público que participará da festa do Réveillon na Avenida Paulista. As principais linhas do sistema metroferroviário vão operar ininterruptamente na virada do dia 31 de dezembro, sábado, e toda a madrugada do dia 1º de janeiro, domingo. A circulação dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU/SP não terá alterações. Veja abaixo como ficará a operação.

Metrô
Na virada do ano, a circulação de trens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) será contínua durante toda a madrugada. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), o horário de funcionamento das estações não sofrerá mudanças, fechando à meia-noite do dia 31 e reabrindo às 4h40 do dia 1º.

Quem for comemorar a chegada de 2012 na Avenida Paulista, terá no metrô a melhor opção de transporte, podendo embarcar em qualquer estação do sistema, exceto a estação Trianon/Masp, até às duas horas da manhã. Após esse horário, para atender aos que estiverem no Show da Virada, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais continuarão em operação somente para desembarque.

Por estratégia de segurança, devido à sua proximidade do local do evento, a estação Trianon/Masp será fechada às 19h30 do dia 31 e reabrirá às 4h40 do dia 1º.

Durante o Réveillon, a frota de trens em operação será reforçada e o contingente de empregados operativos e de segurança aumentado. Por meio de comunicação visual e de mensagens sonoras, os usuários serão orientados sobre os horários de funcionamento e as melhores estações para chegarem ao evento.

No primeiro dia de 2012, as linhas do Metrô voltarão a operar nos horários habituais. As frotas programadas para circular serão equivalentes às utilizadas nos fins de semana.

Na segunda-feira, dia 2, para atender aos usuários que retornam à capital, a operação terá início às 4h nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, por onde desembarca o usuário que chega pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda. Na Linha 2-Verde, a operação iniciará um pouco mais cedo: às 4h30. Na Linha 5-Lilás, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.

CPTM
As linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) vão operar ininterruptamente na madrugada do dia 1º de janeiro, com intervalos de 15 minutos entre as composições.

Até 1h do dia 1º de janeiro, todas as estações dessas linhas estarão abertas para embarque e desembarque. Após esse horário, o embarque só poderá ser feito nas seguintes estações que fazem integração gratuita com o metrô: Brás, Luz, Pinheiros, Palmeiras/Barra Funda e Tamanduateí. As demais estações do sistema continuarão funcionando somente para desembarque. Em caso de aumento da demanda, a frota de trens será reforçada.

OBS: A Defesa Civil interditou a circulação de trens nos trechos entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi, e entre Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 8-Diamante, em função do risco de desabamento do prédio atingido por incêndio no dia 22/12. Os trens prestam serviço normalmente a partir da estação Palmeiras-Barra Funda. A alternativa é utilizar o Metrô para acessar a estação Palmeiras-Barra Funda.

Dicas
Para uma viagem mais segura e tranquila, o Metrô e a CPTM fazem algumas recomendações simples. Para não ter que “encarar” filas de última hora, a dica é a compra antecipada das passagens. Para evitar riscos desnecessários durante a viagem, o ideal é que os usuários não formem aglomerações na região das plataformas e das portas dos trens, principalmente aqueles que estiverem portando muita bagagem. Ao chegar à estação de destino, o usuário deve respeitar a sinalização e solicitar orientação somente aos empregados. Vale lembrar ainda que bebidas alcoólicas são proibidas no Metrô e na CPTM.

Linha 4-Amarela
O funcionamento da Linha 4-Amarela (Butantã-Luz), operada pela ViaQuatro, também será ininterrupto na noite do dia 31. Com exceção da estação Paulista, que ficará aberta para entradas durante a madrugada, as demais estações vão admitir entrada até às 2h, reabrindo às 4h. O desembarque poderá ser feito normalmente em qualquer estação, na madrugada do Réveillon. No dia 2 de janeiro, segunda-feira, haverá antecipação do horário de abertura para todas as estações, a partir das 4h.

EMTU
O sistema de ônibus intermunicipal gerenciado pela EMTU/SP na Região Metropolitana de São Paulo vai operar sem alterações, na quantidade de viagens oferecidas, nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2012. No dia 30 de dezembro, sexta-feira, o número de viagens será o de dias úteis. No sábado, 31, também não haverá mudanças no número de viagens oferecidas em relação aos demais sábados do ano. No dia 1º de janeiro, os usuários irão dispor da mesma quantidade de viagens previstas para um domingo.
 
Do Metrô