Metrô e CPTM terão esquemas especiais para o feriado

Anote os horários de funcionamento

qua, 23/01/2008 - 19h48 | Do Portal do Governo

Para facilitar a viagem do paulistano que pretende deixar a Capital para aproveitar o feriado prolongado do dia 25, data em que serão comemorados os 454 anos da cidade de São Paulo, o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inciam nesta quinta-feira esquemas especiais de atendimento ao público.

Metrô, dia 24, saída para o feriado

Na Linha 1, durante o horário de pico da manhã, 43 trens farão a interligação entre as estações Jabaquara e Tucuruvi, passando pelo Terminal Rodoviário do Tietê. No pico da tarde, 42 composições farão esse trajeto, aumentando de 960 para 1.058 o número de viagens em relação a um dia útil normal.

Na Linha 2, a oferta será a de um dia útil normal, com 15 trens circulando nos picos da manhã e da tarde para realizarem as 703 viagens programadas, entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Madalena.

A oferta na Linha 3 será de 42 composições nos picos da manhã e tarde. À noite, a linha terá três trens a mais em circulação, aumentando a oferta de viagens em relação a um dia útil normal, de 1.008 para 1.151, entre as estações Corinthians/Itaquera e Palmeiras/Barra Funda, onde está instalado o Terminal Rodoviário Barra Funda.

Na Linha 5 – Lilás do Metrô, que interliga a região de Capão Redondo ao Largo Treze, em Santo Amaro, a oferta de trens será idêntica a de um dia útil normal, com cinco trens circulando nos horários de maior movimento e três nos demais horários, para realizarem as 350 viagens programadas para o dia.

Dia 25, aniversário da cidade

A circulação de trens programada pelo Metrô para esse dia será semelhante a das frotas disponibilizadas aos domingos nas três linhas em operação.

A Linha 5 não opera aos domingos e feriados.

Dia 26, sábado

Não haverá alteração no número de trens em circulação e a oferta será a normal de um sábado. Vale lembrar que, aos sábados, a operação comercial nas linhas 1, 2 e 3 é estendida até a 1h de domingo.

Dia 27, domingo

Todas as quatro linhas metroviárias terão a oferta de trens de um domingo normal. Somente, a Linha 5 não opera aos domingos e feriados.

Dia 28, segunda, atencipação da operação comercial

Para atender os passageiros que retornarão para a Capital na segunda-feira, o Metrô antecipará o início da operação comercial das linhas 1 e 3 em 40 minutos. Nessas duas linhas, os trens vão circular a partir das 4 horas. Na Linha 2, a operação comercial terá início às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.

CPTM

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), os intervalos entre os trens para o feriado foram ajustados em função da demanda de passageiros, que nessas ocasiões é menor.

Na sexta-feira, durante todo o dia, o intervalo será de 12 minutos nas Linhas A (Luz-Francisco Morato), B (Julio Prestes-Itapevi), C-Esmeralda (Osasco-Jurubatuba), D (Luz-Rio Grande da Serra), E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

No sábado, 26, a operação seguirá a programação normal, com intervalos reduzidos no pico da manhã, entre 5h e 8h30, para atender à população que trabalha meio período. Vale lembrar que nesse dia não há horário de rush à tarde; portanto os intervalos praticados depois do rush da manhã serão de 12 minutos nas Linhas A, B, C, D e F, e 10 minutos na Linha E.

No domingo, 27, durante todo o dia, a circulação de trens obedece ao intervalo de 15 minutos nas Linhas A, B, D e F e 12 minutos nas Linhas C e E.

Serviço de Atendimento ao Usuário

No feriado, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) seguirá o mesmo procedimento de sábado e domingo: as ligações para o 0800-0550121 serão gravadas e respondidas posteriormente.  No sábado, o atendimento será feito das 7h às 13h.

Do Metrô e da CPTM