Metrô e CPTM têm operação especial para Virada Cultural

Empresas trabalham com trens e segurança extras durante toda a madrugada

sex, 01/05/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terão um esquema especial de operação para atenderem as pessoas que participam da 5ª edição da “Virada Cultural”, nos dias 2 e 3.

Os trens vão funcionar durante 24 horas ininterruptas para transportarem o público a diversos locais da região central da cidade onde estarão concentradas as atrações.

O Metrô oferecerá uma frota de 28 trens durante a madrugada. Serão 11 em circulação na Linha 1-Azul, 6 na Linha 2-Verde e 11 na Linha 3-Vermelha. O intervalo médio será de seis minutos e, em caso de necessidade, haverá trens de reserva ao longo das três linhas. A Linha 5-Lilás vai operar até a meia-noite de sábado, dia 2.

Todas as estações metroviárias permanecerão abertas para embarque e desembarque e a venda de bilhetes também será normal durante o período. A integração trem-metrô ocorrerá em Palmeiras-Barra Funda e Brás na Linha 3-Vermelha e em Luz, na Linha 1-Azul.

Da madrugada do dia 2 para o dia 3, a CPTM vai operar com trens extras. As estações estarão abertas somente para desembarque, exceto naquelas de integração com o Metrô: Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda, onde os embarques também serão permitidos.  

Haverá partidas de trens extras da Estação da Luz, às 2h e às 3h, para as linhas 7-Rubi, sentido Francisco Morato, 10-Turquesa, sentido Rio Grande da Serra, e 11-Coral sentido Guaianazes. Já para a extensão da Linha 11-Coral, haverá partidas de Guaianazes sentido Estudantes às 2h40 e às 3h40.

Às 2h e às 3h também haverá trens na Linha 8-Diamante, partindo de Barra Funda para Itapevi, e na Linha 12-Safira, do Brás para Calmon Viana.

Para agilizar as viagens, recomenda-se aos usuários a compra antecipada de bilhetes ou recarregamento prévio do Bilhete Único. Além disso, há a opção de uso do Bilhete Lazer – 10 viagens. Este cartão dá o benefício exclusivo para os finais de semana, a partir das 18h de sábado até o final da operação de domingo, no valor de R$ 21,50. Cada viagem sai por R$ 2,15, preço inferior ao custo do bilhete unitário.

As duas empresas também terão reforço de agentes de segurança que ficarão distribuídos ao longo das linhas e, principalmente, nas estações próximas às apresentações. Os Centros de Controle de Segurança (CCS´s) realizarão monitoramento contínuo para acompanhar a movimentação do público.