Metrô e CPTM têm esquema especial para o Aniversário de SP

Reforço na oferta de viagens é uma das ações

sex, 22/01/2010 - 9h17 | Do Portal do Governo

Para atender a população durante o 456º aniversário da cidade de São Paulo, comemorado em 25 de janeiro, o Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irão operar com esquemas diferenciados de circulação.

No Metrô, a operação começa nesta sexta, 22, para atender quem estiver deixando a cidade. Haverá reforço na oferta de viagens, no período da noite, na Linha 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), que terá 14 viagens a mais do que em um dia normal, e na Linha 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera), com 10 viagens a mais. No sábado, 23, e no domingo, 24, a circulação permanecerá sem alterações. Na segunda, a oferta de trens será como em um domingo típico, adequada ao número de usuários em feriados.

Na terça, 26, o Metrô antecipa a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde (Vila Madalena-Alto do Ipiranga) e 3-Vermelha para atender os usuários que retornarão à cidade. As linhas 1 e 3 começarão a operar às 4h, ao passo que a Linha 2 às 4h30. A Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) iniciará a operação no horário habitual (4h40). Na Linha 1, estão programadas 16 viagens a mais do que em um dia típico, na Linha 2-Verde oito viagens a mais e na Linha 3-Vermelha 16 viagens adicionais.

Operação especial na CPTM

Na CPTM, o plano especial de operação inclui a disponibilidade de trens em áreas estratégicas da rede. Dos CCOs (Centros de Controle Operacional), técnicos da companhia acompanharão a evolução da demanda durante o feriado e, se houver a necessidade de aumento da oferta de lugares, mais trens serão deslocados para transportar os usuários.

Para o World Bike Tour, um dos maiores eventos de ciclismo no mundo, que abrangerá o trecho entre a Ponte Estaiada e a Cidade Universitária, também realizado no dia 25, a CPTM deixará dois trens de prontidão na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) para atender os passageiros, cujo número deve aumentar em razão do evento. Na Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí), uma composição estará próxima à estação Francisco Morato, e na Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), outra estará perto da Estação Mauá. Nas linha 8-Diamante (Julio Prestes-Amador Bueno) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana), dois trens permanecerão de prontidão em cada uma. Na linha 11-Coral (Luz-Estudantes), outras duas composições estarão disponíveis: uma na Estação Brás, para atender o Expresso Leste, e outra em Guaianazes, para a extensão da linha.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos