Metrô e CPTM têm esquema especial para final da Copa do Brasil

Corinthians enfrenta Sport no estádio do Morumbi, às 21h50

ter, 03/06/2008 - 17h47 | Do Portal do Governo

A CPTM e o Metrô de São Paulo operarão em esquema especial de segurança para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil. A partida será entre Corinthians x Sport [PE] e acontecerá nesta quarta-feira [04], às 21h50, no Morumbi, Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Por conta do evento, espera-se um grande número de torcedores nos dois sistemas, que utilizarão os trens para chegarem ao local.

Para garantir a tranqüilidade e segurança dos usuários, a operação das duas empresas contará com número maior de agentes de segurança, ações preventivas de revista e monitoramento das estações.

CPTM

Além do quadro efetivo, haverá reforço de agentes nas estações onde o fluxo é maior, como as unidades próximas do estádio do Morumbi. A ação preventiva de abordagem e revista pessoal é feita nos casos suspeitos, a fim de se averiguar o porte de materiais que possam ser utilizados como armas.

Completando o monitoramento interno das 85 estações feito com o auxílio de mais de 800 câmeras distribuídas em pontos estratégicos, há também a escolta a torcedores que viajam em grupos, visando a evitar conflitos no caso de encontro entre torcidas de times adversários.

Esses esquemas especiais de segurança integram a rotina da CPTM há vários anos e foram implantados com o intuito de inibir a violência, o vandalismo e garantir a proteção dos passageiros em eventos de grande porte.

Metrô

O esquema, que conta com o auxílio da Polícia Militar, prevê reforço no quadro de agentes de segurança e monitoramento do deslocamento de torcedores com o objetivo de evitar confronto no interior do sistema. Trens reservas irão suprir eventual concentração de usuários nas estações de interligação de linhas como Sé e Paraíso, e de transferência com os trens da CPTM nas estações Barra Funda, Luz e Brás.

Também haverá contato permanente com a Polícia Militar e com a segurança da CPTM, e monitoramento de sites para obter informações sobre possíveis programações de atos de vandalismo e brigas de torcidas.

Da CPTM