Metrô e CPTM reforçam segurança para a final do Paulistão

Palmeiras x Ponte Preta acontece neste domingo, 4, às 16h, no estádio Palestra Itália

dom, 04/05/2008 - 12h03 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô de São Paulo operam em esquema especial de segurança neste domingo, 4, por conta da final do Paulistão, entre Palmeiras e Ponte Preta, que se enfrentam às 16h, no estádio Palestra Itália.

Para garantir a tranqüilidade e o conforto dos usuários, a operação das duas empresas conta com número maior de agentes de segurança, ações preventivas de revista e monitoramento das estações.

Metrô

O esquema, que conta com participação do auxílio de policiais militares, prevê reforço do quadro de agentes nas estações de interligação de linhas, como Sé e Paraíso, e de transferência com os trens da CPTM, nas estações Barra Funda, Luz e Brás.

A linha 3-Vermelha, que interliga as estações Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda, merecerá atenção especial do Corpo de Segurança do Metrô em razão da proximidade da última estação do lado oeste dessa linha com o estádio do Palmeiras e (também por esta) contar com transferência gratuita com duas linhas da CPTM.

Além do reforço de pessoal nas estações e nos trens, o Metrô posicionará trens extras em pontos estratégicos das linhas para atender a eventuais concentrações de demanda de passageiros após o jogo.

Para evitar confrontos de torcidas e atos de vandalismo no sistema, o Metrô, em conjunto com a polícia, está monitorando sites de relacionamento de torcedores e também irá fazer escolta das torcidas pelo sistema a fim de evitar encontros entre elas nas dependências da Companhia.

CPTM

Além do quadro efetivo, haverá reforço de agentes nas estações onde o fluxo é maior, como as unidades próximas do estádio Palestra Itália. A ação preventiva de abordagem e revista pessoal é feita nos casos suspeitos, a fim de se averiguar o porte de materiais que possam ser utilizados como armas.

Além do monitoramento interno das 85 estações feito com o auxílio de mais de 800 câmeras distribuídas em pontos estratégicos, há também a escolta a torcedores que viajarem em grupos, visando a evitar conflitos no caso de encontro entre torcidas de times adversários.

Esses esquemas especiais de segurança integram a rotina da CPTM há vários anos e foram implantados com o intuito de inibir a violência, o vandalismo e garantir a proteção dos passageiros em eventos de grande porte.

Do Metrô