Metrô e CPTM incentivam transporte econômico

Bicicleta, associada ao transporte sobre trilhos, facilita deslocamentos na Grande São Paulo

qua, 22/10/2008 - 12h38 | Do Portal do Governo

As companhias Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metropolitano de São Paulo – Metrô intensificaram campanhas para estimular o uso da bicicleta e do transporte sobre trilhos nos deslocamentos noturnos e de finais de semana para lazer e esporte.

Nos sábados, as duas empresas liberam o acesso interno das 14 horas à 1 hora da madrugada de domingo (última viagem). Nos domingos e feriados, a iniciativa do programa Ciclista Cidadão funciona no mesmo horário dos trens, das 4 horas à meia-noite. Durante a semana, quem quiser circular com bicicleta pode fazê-lo a partir das 20h30.

Esta é uma oportunidade para o usuário aproveitar a comodidade e visitar diversos pontos históricos e turísticos da Grande São Paulo, combinando trem e bicicleta.

Se quiser conhecer Jundiaí, cidade de 350 anos, que se destacou no passado como produtora de café, deve ir ao Museu Ferroviário Barão de Mauá. Outra opção de lazer, no mesmo local, é o Mosteiro de São Bento, onde há a arquitetura barroca do século 17.

É preciso pegar o trem da CPTM na estação Barra Funda, sentido Francisco Morato, e seguir até a estação de Jundiaí. Visite a cidade de bicicleta, vá à Serra do Japi e percorra o Circuito das Frutas.

Santana de Parnaíba é a “Ouro Preto” paulista por possuir casas e prédios remanescentes dos séculos 17, 18 e 19. Na estação Barra Funda, embarque no trem em direção a Itapevi e desça na estação Barueri. De lá, pedale 13 quilômetros para chegar a Santana de Parnaíba.

Paranapiacaba é a Vila Ferroviária de Santo André, construída no ano de 1856 para a implantação da estrada de ferro que ligava São Paulo ao Porto de Santos. O trem da CPTM sai da Estação Luz, sentido Rio Grande da Serra. De lá, é possível pedalar até a Vila. Ao entrar e sair da estação com a bicicleta procure um funcionário da CPTM para validar o bilhete no bloqueio eletrônico e liberar o acesso.

Shoppings – O usuário deve carregar a bicicleta pela escada fixa e viajar sempre no último carro. É proibido pedalar no interior da corporação e transitar em elevadores e escadas rolantes.

Para quem prefere passeios urbanos, a Linha Osasco-Grajaú da CPTM oferece acesso a um circuito de compras, com diversos shoppings centers da zona sul. Com a bicicleta, o usuário economiza dinheiro com estacionamento de automóvel.

Confira alguns estabelecimentos próximos às estações da CPTM: Osasco Plaza Shopping, shoppings Villa Lobos, Eldorado, Iguatemi, D&D, Market Place, Morumbi e SP Market.

Estações da CPTM: 14 bicicletários e 4.383 vagas

Para se cadastrar nas estações Caieiras, Jandira, Itapevi, Mauá, Pinheiros, Jurubatuba, Autódromo, Primavera-Interlagos, Grajaú, Itaim Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Jardim Romano, USP Leste e Comendador Ermelino. Para utilizá-los, basta apresentar o RG. Leve o próprio cadeado para prender a bicicleta. O serviço é gratuito em todos os locais, com exceção da unidade de Mauá, cuja diária custa R$ 1.

Novos bicicletários na capital

Na capital, desde o começo de outubro, estão disponíveis bicicletários nas estações Vila Mariana, Paraíso, Anhangabaú e Marechal Deodoro do Metrô. Cada uma oferece dez vagas para acomodação e dez para empréstimo. A ação é uma iniciativa do programa MetroCiclista, parceria do Metrô com o Instituto Parada Vital, patrocínio da empresa Porto Seguro e apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Desde o dia 27 de setembro, funcionam os bicicletários das estações Corinthians-Itaquera, Carrão, Sé e Guilhermina-Esperança. Ao todo, o Metrô dispõe de 350 vagas para guardar bicicletas e 80 para empréstimo, de até uma hora. Após esse período, é cobrado R$ 2,00 por hora.

Os bicicletários funcionam todos os dias, das 6 às 22 horas e exigem cadastro, com apresentação de RG, CPF e cartão de crédito. O ciclista recebe capacete e cadeado. É possível devolver o kit em outros bicicletários do sistema ou nas unidades da Rede Estapar – parceira do programa UseBike, da Porto Seguro – nos seguintes endereços:

Hospital Santa Catarina – Avenida Paulista, 200; Top Center – Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 424; Garagem Subterrânea Trianon – Alameda Jaú, 850, entrada e saída pela Alameda Santos, s/nº; Conjunto Nacional – entrada pela Rua Padre João Manuel, 60; Garagem do Colégio São Luís – Avenida Paulista, 2.378; Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569; Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71 – Centro

Ciclovia Caminho Verde

O Metrô mantém ainda sete pára-ciclos (estrutura para acorrentar bicicletas) nas estações Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas.

Outra ação para incentivar o uso de bicicletas na capital é a Ciclovia Caminho Verde, com 6 quilômetros de extensão, situada entre as estações Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança. Quando estiver concluída, serão 12,2 quilômetros de ciclovia, chegando à estação Tatuapé.

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente investe R$ 9 milhões na construção da ciclovia. Para finalizar os 12 quilômetros, gastará mais R$ 3 milhões em intervenções viárias e na ligação entre o viaduto Aricanduva e a estação Penha, e outros R$ 2 milhões na manutenção.

O Metrô executou as obras, readequou calçamento e instalou mais de 900 novos postes de iluminação e sinalização cicloviária (horizontal e vertical). Ao longo da ciclovia, plantou 1,7 mil árvores.

De acordo com a pesquisa Origem e Destino realizada pelo Metrô, nos últimos 10 anos o uso de bicicleta aumentou de 160 mil para 345 mil. Percurso para o trabalho é o principal destino dos ciclistas.

O Metrô registra de oito a dez empréstimos de bicicletas por dia em cada bicicletário. De 15 a 20 são estacionadas diariamente em cada local. “São Paulo é a primeira cidade da América Latina a emprestar bicicletas ao público”, informa Marcelo Borg, gerente de marketing do Metrô. Segundo ele, apenas na Europa, em cidades como Paris e Madri, existe iniciativa semelhante.

Cidadania na cidade – Até o final do ano, mais sete bicicletários serão instalados nas estações Liberdade, São Bento, Tiradentes, Sumaré, Santa Cecília, Brás e Palmeiras-Barra Funda. Todos com dez vagas para acomodação e dez para empréstimo. Borg informa que em 2009 será construída outra ciclovia na Marginal do Pinheiros.

Para o ciclista André Pasqualini, a instalação de bicicletários nas estações do Metrô e da CPTM é importante. “Se tiver um local seguro, você deixa a bicicleta na estação e vai trabalhar. Sem dúvida, é um ponto positivo”.

O cicloativista Toni Nogueira, que já pedalou de São Paulo a Salvador, está convicto de que as bicicletas do Metrô representam novo espaço de cidadania na cidade: “O Metrô é pioneiro e precisa ser incentivado pela sociedade a dar continuidade nesse trabalho”.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)