Metrô e CPTM funcionam 24 horas na Virada Cultural

Evento acontece das 18h de sábado (26) às 18h de domingo (27)

sáb, 26/04/2008 - 9h10 | Do Portal do Governo

No próximo final de semana (26 e 27) acontece a 4ª edição da Virada Cultural, evento que reúne em São Paulo diversas atrações culturais, das 18h de sábado às 18h de domingo. Para atender ao público que pretende prestigiar as atrações, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô funcionarão por 24 horas.

Metrô

Durante a madrugada do sábado (26) para o domingo (dia 27), as estações e os trens das linhas 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2- Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena) e 3- Vermelha(Corinthians/Itaquera-Palmeiras/BarraFunda) irão funcionar de forma ininterrupta (normalmente, a operação comercial é encerrada à 1 hora do sábado). O Metrô manterá uma frota de 11 trens em circulação na Linha 1, 6 trens na Linha 2 e 11 trens na Linha 3.

O intervalo entre os trens será de 5 minutos, em média. Em caso de necessidade por aumento de demanda, o Centro de Controle Operacional do Metrô colocará mais trens em operação.

Nas três linhas, as estações permanecerão abertas para embarque e desembarque dos usuários e a venda de bilhetes será normal durante esse período. Para facilitar as viagens, o Metrô recomenda aos passageiros a compra antecipada de bilhetes.

CPTM

Os usuários do Metrô contarão com a integração às linhas da CPTM nas estações Luz, na linha 1, e Brás e Barra Funda, na linha 3. Todas estações da CPTM ficarão abertas para desembarque. As estações das linhas 1,2 e 3 receberão reforços no efetivo de agentes de segurança. Já na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), que não funciona aos domingos, a operação comercial não sofrerá alterações e será encerrada à meia-noite de sábado.

A reabertura das estações da Linha 5 ocorrerá às 4h40 de segunda-feira, dia 27. CPTM O horário da operação será estendido da 1h às 4h do dia 27. Todas as estações estarão abertas somente para desembarque. Os embarques poderão ser feitos por meio das integrações com o Metrô nas estações Luz, Brás e Barra Funda.

O público que volta para casa durante a madrugada terá trens à disposição distribuídos da seguinte forma: Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí). Duas partidas acontecem na Estação da Luz, sentido Francisco Morato, às 2h e às 3h da manhã. Na extensão (Fco. Morato-Jundiaí), haverá um trem de prontidão e, caso haja demanda de passageiros, estará à disposição para fazer o percurso. Linha 8-Diamante (Barra Funda-Itapevi-Amador Bueno).

Duas partidas acontecem na Estação Barra Funda, sentido Francisco Morato, às 2 e às 3h da manhã. Na extensão (Itapevi e Amador Bueno), haverá um trem de prontidão e, caso haja demanda de passageiros, estará à disposição para fazer o percurso.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)

Um trem ficará de prontidão para fazer o percurso caso haja demanda de passageiros.

Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra)

Estão programadas duas partidas, que acontecem na Estação da Luz, sentido Rio Grande da Serra, uma às 2h e outra às 3h da manhã.

Linha 11-Coral (Luz-Rio Guaianazes-Estudantes)

Para o Expresso Leste (trecho compreendido entre Luz e Guaianazes), estão programadas duas partidas da Estação da Luz rumo a Guaianazes, às 2h e às 3h da madrugada. Em Guaianazes, também estão programadas duas partidas, às 2h40 e às 3h40, sentido à estação Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)

Duas partidas acontecem na Estação Brás com destino a Calmon Viana, às 2h e às 3h da manhã.

Da CPTM

(S.M.)