Metrô e CPTM fazem operação especial para o Reveillon

Confira como será o esquema na noite da virada do ano e nos primeiros dias de 2010

qui, 31/12/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Metrô e a CPTM prepararam um esquema especial de operação para a noite de Reveillon. Em todas as linhas, haverá reforço do número de trens em circulação. Para atender a população que voltará de viagem, as estações abrirão mais cedo no dia 4 de janeiro. Confira toda a programação:

Reveillon

CPTM

Na noite da virada do ano, a CPTM preparou um esquema especial para atender os usuários. Todas as linhas (7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) funcionarão até mais tarde. Todas as estações ficarão abertas até as 2 horas do dia 1º de janeiro, tanto para embarque quanto para desembarque. A partir das 2 horas, as estações permanecerão abertas apenas para desembarques. Integrações poderão ser feitas depois das 2 horas apenas nas estações Brás, Luz e Barra Funda.

Metrô

No dia 31, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas ininterruptamente, durante toda a madrugada do dia 1º, para embarque e desembarque. Já a estação Trianon-Masp será fechada às 19 horas do dia 31 e reaberta às 4h40 do dia 1º.

Todas as demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha permanecerão abertas para embarque e desembarque até as 2 horas do dia 1º. Após esse horário, os usuários poderão somente desembarcar nessas estações. Às 4h40 do dia 1º, todas as estações reabrirão para embarque e desembarque.

Durante a madrugada do dia 1º, serão mantidos em circulação nove trens na Linha 1-Azul, oito composições na Linha 2-Verde e nove trens na Linha 3-Vermelha.

O funcionamento das estações da Linha 5-Lilás não sofrerá alteração. A operação será encerrada à meia-noite do dia 31 e reiniciada às 4h40 do dia 1º.

Operação nos dias 1, 2 e 3 de janeiro

Nos primeiros dias de 2010, todas as linhas do Metrô funcionarão normalmente, atendendo os usuários nos horários habituais de operação. As frotas programadas para circular em todas as linhas serão equivalentes às utilizadas nos finais de semana.

Retorno do feriado de Ano Novo

Na segunda-feira, 4, o início da operação do Metrô voltará a ser antecipada nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, os usuários poderão embarcar a partir das 4h. Na Linha 2-Verde, a abertura das estações acontecerá às 4h30. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início às 4h40.

Em razão da antecipação da operação nesse dia, foram programadas 1.162 viagens na Linha 1-Azul, 16 a mais do que o habitual, 772 viagens na Linha 2-Verde, oito a mais do que normalmente acontece e 1.233 viagens na Linha 3-Vermelha, 16 a mais do que ocorre em uma segunda-feira típica. Na Linha 5-Lilás, a oferta programada é a usual para esse dia, de 408 viagens.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos