Metrô e CPTM criam medidas para melhorar embarque

Mudanças como ampliação do embarque preferencial começaram pela estação Brás

sex, 25/09/2009 - 9h07 | Do Portal do Governo

Atualizado às 18h

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) iniciou uma série de medidas para melhorar o embarque dos passageiros e facilitar a viagem em diversas estações do sistema metro-ferroviário da região metropolitana de São Paulo no dia 14 de setembro. Essas ações fazem parte da operação “Embarque Melhor” e são uma ampliação das atividades adotadas, desde 2007, nos horários de pico nas estações de maior movimento.

A nova estratégia começou a ser implantada na estação Brás da CPTM e do Metrô. Na CPTM, o embarque preferencial (para idosos, gestantes, obesos, deficientes e pessoas com crianças de colo) foi ampliado e o desembarque nos três últimos carros do Expresso Leste foi facilitado, sobretudo no pico da tarde. A estação Brás do Metrô recebeu ainda a ampliação do embarque preferencial. No mesmo dia, foi iniciada uma operação na Linha 2-Verde do Metrô com o objetivo de orientar os usuários que embarcam nas estações Alto do Ipiranga, Santos-Imigrantes e Chácara Klabin com destino à Linha 1-Azul a efetuar a transferência na estação Ana Rosa (e não na Paraíso), o que garante maior facilidade para o desembarque.

Na última segunda-feira, 21, a estação Tucuruvi do Metrô (Linha 1-Azul) passou a contar com uma nova operação, que assegura aos usuários fazer a viagem sentados no último carro de cada trem. A plataforma é isolada na região do último vagão. Funcionários controlam uma fila para a entrada de, no máximo, 44 passageiros no último carro. Para garantir que o vagão chegue à estação terminal completamente livre, são emitidos avisos sonoros na estação “Parada Inglesa”, que alertam os passageiros para se dirigirem aos demais carros do trem. A operação acontece no horário de pico da manhã, entre as 7h e as 9h.

A mesma operação realizada pelo Metrô foi iniciada na estação Osasco da CPTM na terça-feira, 22. Entretanto os funcionários controlam a entrada de até 50 passageiros no último vagão a cada viagem. Marcadores no piso da plataforma orientam a ordem de chegada dos usuários para que o embarque seja feito de forma organizada. Avisos sonoros sobre a necessidade de esvaziar o último carro são emitidos aos usuários na estação “Presidente Altino”. A estratégia acontece todos os dias no pico da manhã, das 6h às 9h.

Na próxima segunda-feira, 29, a beneficiada será a estação Tatuapé da CPTM. Agentes de segurança e funcionários da estação orientarão os passageiros com destino a Guaianazes (Linha 11-Coral) para organizar o fluxo na plataforma no horário de pico da tarde, entre 17h e 19h.

As ações para melhorar o embarque da CPTM e do Metrô serão atividades rotineiras e terão continuidade nas próximas semanas, período no qual elas serão avaliadas pelos técnicos das duas empresas.

Pesquisa com usuários

As ações detalhadas acima estão sendo adotadas para suprir uma reivindicação dos usuários: facilitar o momento do embarque. Pesquisas realizadas nos últimos meses no Metrô e na CPTM apontaram que o empurra-empurra no embarque é o comportamento que mais incomoda os passageiros. Além da pesquisa quantitativa, foram feitas pesquisas qualitativas com 16 grupos que representam o universo dos usuários do sistema.

Um estudo feito em abril no Metrô revela que 74% dos usuários consideram que o principal problema é “empurrar os outros” no embarque e no desembarque. Depois, o maior obstáculo é “passar na frente dos outros no embarque” com  72%. A terceira maior  reclamação é “ultrapassar a faixa amarela”, com 59%. Por fim, 56% acreditam que “correr na plataforma para pegar o trem” é uma atitude insegura. Já na CPTM o relatório anual de atendimento ao usuário indica que 24% de todas as reclamações são referentes ao item “conforto”.

Embarque e Desembarque

A STM já implantou algumas ações no decorrer dos últimos anos para melhorar as condições de embarque e desembarque. Pesquisas com usuários mostram que essas medidas funcionam e já foram aprovadas por quem usa o sistema. São elas:

– Operação Plataforma: auxilia o embarque e diminui as interferências que causam atraso durante a partida do trem;

– Operação Embarque Preferencial: prioriza portas do primeiro carro de todos os trens para o embarque preferencial de idosos, gestantes e pessoas com deficiência;

– Avisos sonoros sobre a operação nas estações;

– Campanhas de cidadania orientando os usuários quantoàcorreta utilização do sistema;

– Diminuição do intervalo entre trens;

– Implantação de orientadores de fluxo em algumas estações.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos