Metrô disponibilizará bicicletas em oito estações

O objetivo é estimular a utilização das bikes em pequenos trajetos para melhorar o trânsito

qua, 03/09/2008 - 9h17 | Do Portal do Governo

Até o fim de setembro, o Metrô concluirá a primeira fase do programa que incentiva o uso de bicicletas. Serão disponibilizados para os usuários sete novos bicicletários e oito pára-ciclos (estruturas para acorrentar bicicletas), além do serviço de empréstimo de bicicleta. O objetivo é estimular a utilização das bikes em pequenos trajetos para melhorar o trânsito, além de ajudar o meio ambiente e aumentar a qualidade de vida.

Para viabilizar a ação, o Metrô firmou parceria com o Instituto Parada Vital.

O usuário receberá bicicleta, capacete e cadeado, podendo devolvê-los em qualquer bicicletário do sistema até as 20 horas do dia da retirada. Os primeiros 30 minutos serão gratuitos. Após esse período, serão cobrados R$ 2,00 por hora e diária de R$ 50,00. Inicialmente, serão 80 bicicletas, distribuídas em oito bicicletários. Para utilizar o serviço, o interessado deverá preencher cadastro, assinar um Termo de Responsabilidade e apresentar o cartão de crédito.

Além do empréstimo de bike, essa fase do programa contará com oito bicicletários, que juntos oferecerão 350 vagas: sete novos mais a unidade Vila Guilhermina-Esperança que opera desde abril de 2007 e conta com 100 vagas. Os bicicletários de Corinthians-Itaquera e Carrão já estão prontos e também oferecem 100 vagas cada um. Cinco outras unidades serão implantadas nas estações Vila Mariana, Paraíso e Sé (Linha 1-Azul); Anhangabaú e Marechal Deodoro (Linha 3-Vermelha), com 10 vagas para acomodação de bikes em cada unidade.

Os pára-ciclos serão instalados em oito estações, com 20 vagas por unidade: Jabaquara (Linha 1-Azul); Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim (Linha 3-Vermelha); Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas (Linha 5-Lilás).

O uso dos bicicletários e dos pára-ciclos é gratuito e a operação dos dois serviços de responsabilidade do Instituto Parada Vital, que conta com o apoio da Companhia Porto Seguro. No caso dos bicicletários, é necessário cadastrar-se apresentando um documento com foto. Uma etiqueta numerada de identificação será afixada na bicicleta e ele receberá um cartão de controle contendo a mesma numeração. Já os usuários dos pára-ciclos deverão levar cadeado e corrente próprios para imobilizarem a bike.

A segunda fase do projeto deverá instalar bicicletários em mais sete estações: Liberdade, São Bento e Tiradentes (Linha 1-Azul); Sumaré (Linha-2); Santa Cecília, Brás e Palmeira-Barra Funda (Linha 3-Vermelha).

Do Metrô