Metrô de SP apresenta roteiro de atrações culturais em 2019

Várias estações da Companhia do Metropolitano receberão mostras nos próximos meses na capital, com programação especial

qua, 02/01/2019 - 15h43 | Do Portal do Governo

Os usuários do Metrô de São Paulo continuarão a encontrar, em 2019, diversos eventos ligados ao entretenimento, arte e cultura nas estações. No mês de aniversário da capital paulista, que completa 465 anos em 25 de janeiro, a Companhia do Metropolitano apresentará uma programação especial.

Vale destacar que o passeio começa na estação Sé, das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. No próximo dia 10, o espaço recebe a exposição “Sampa Visto de Cima”, que reúne 14 fotos aéreas de pontos históricos da metrópole, produzidas pelo fotógrafo Marcelo Sonohara.

Na Estação Vila Prudente, da Linha 2-Verde, a mostra “Expressões do Centro” ocupará o mezanino com doze ilustrações, entre 10 e 31 de janeiro. Quatro desenhistas foram responsáveis por retratar lugares icônicos da cidade. A mostra permanece em cartaz até o fim do mês.

Em viagem pelas plataformas do Metrô desde agosto, a exposição “Viajando por São Paulo com Adoniran Barbosa” chega à estação República, da Linha 3-Vermelha, com as 62 imagens da mostra em exposição do dia 10 até o fim do mês, no mezanino. As fotos do acervo do cantor buscam mostrar a relação do artista com o município.

Figurinos

Também na Linha 3-Vermelha, na estação Marechal Deodoro, a Vitrine de Figurinos de Óperas recebe duas peças, que estarão expostas até 31 de janeiro. Nela constam os figurinos de “Sonho de uma Noite de Verão”.

Na Estação Clínicas, da Linha 2-Verde, a exposição do 31° Salão de Arte da Associação Comercial de São Paulo, da Distrital de Pinheiros, desembarca com 20 pinturas artísticas. As imagens chegarão ao local no dia 10 e permanecerão no mezanino até o fim deste mês.

Em 25 de janeiro, a Sala do Museu de Arte Sacra na estação Tiradentes recebe a exposição Adágio, do artista Allann Seabra. Até março, a mostra reúne esculturas em aço corten, um tipo de material usado na construção civil e três vezes mais forte que o aço convencional.

Ainda no dia 25, o Museu da Diversidade Sexual, na estação República, da Linha 3-Vermelha, apresentará exposição “Plural 24H”, na área gratuita. A mostra reflete como a população LGBTI+ sobrevive em meio a situações de preconceito e, em muitos casos, de exclusão popular. Em cartaz até o fim de janeiro, a mostra é composta por 55 fotos e 15 desenhos, que tiveram a participação de onze fotógrafos, tanto no Brasil quanto em Cuba e no México.