Metrô de São Paulo e Valência fazem acordo de cooperação

Acordo prevê troca de experiências e tecnologia; Valência já tem experiência com monotrilho

qua, 03/03/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O presidente do Metrô de São Paulo e da Alamys (Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos), José Jorge Fagali, recebeu o presidente do Metrô de Valência (Generalitat Valenciana, Espanha), Francisco Camps, para celebrar um acordo de cooperação para troca de informações e tecnologia.

Na reunião, ocorrida na terça-feira, 2, no Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô, Valência foi anunciada como sede da próxima Assembléia Geral da Associação. “Em nome da Alamys quero agradecer o pronto atendimento que a Generalitat Valenciana teve em receber a 24ª Assembléia Geral da Alamys em Valência”, declarou Fagali. O encontro acontecerá em junho deste ano.

Estiveram presentes na reunião o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o diretor de Planejamento do Metrô, Marcos Kassab, e o gerente de Operações do Metrô, Wilmar Frattini. O Metrô de Valência foi representado pelo secretário de Infraestrutura e Transportes, Mário Flores, o vice-presidente da Generalitat Valenciana, Vicente Rambla, e o chefe de gabinete do presidente, Pablo Landecho.

Segundo Fagali, o convênio ocorre em um momento estratégico, uma vez que o Metrô de São Paulo acaba de realizar a licitação para a construção do monotrilho da Linha 2-Verde e Valência pode colaborar com São Paulo por já ter experiência com esse tipo de transporte.

Durante a reunião, Frattini apresentou o Plano de Expansão, com enfoque na ampliação das linhas, compra de novos trens e criação de uma rede de transportes metropolitanos. O gerente do Metrô também abordou a existência de novas tecnologias, como as utilizadas na Estação Sacomã (Linha 2-Verde), que inclusive foi visitada ao final da reunião.

A apresentação do Plano de Expansão gerou elogios por parte dos colegas valencianos. “Admiramos o que está sendo feito pelo transporte de milhões de pessoas. Este é um encontro com uma das maiores metrópoles do mundo”, comentou o presidente da Generalitat Valenciana, Francisco Camps.

Do Metrô