Metrô cria roteiro cultural com exposições e música

A programação completa está em http://www.metro.sp.gov.br/turismo/teturismo.shtml

sex, 18/07/2008 - 21h10 | Do Portal do Governo

São muitas atrações em locais de fácil acesso, no penúltimo fim de semana de julho, principalmente para quem vai de metrô. Algumas sugestões estendem-se pela semana.

Estação luz

Com uma montagem dividida em capítulos, a quarta exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa inspirou-se no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas para homenagear Machado de Assis (1839- 1908) no centenário de sua morte. 

Estação Sé

Depois de cumprir temporada na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, a mostra “A Gravura Brasileira na Coleção Mônica e George Kornis” chega à cidade em versão reduzida, com 160 obras.

Estação Luz

Sem ficar atrás de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) em termos de importância, o pintor Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830) não compartilha da mesma fama.

Estação Vergueiro

Samba de parelha, maracatu, ciranda e frevo estão entre os ritmos que inspiraram o cantor e dançarino pernambucano Antonio Nóbrega no festivo espetáculo Passo.

Estação Marechal Deodoro

A soprano Luiza de Moura, o tenor Eduardo Pinho, o barítono Sebastião Teixeira e o baixo Eduardo Janho-Abumrad reúnem-se sob a direção cênica de Walter Neiva para interpretar “Uma Noite na Ópera”.

Estação República

Inspirados em movimentos de palhaços, seis bailarinos levam Um Conto Idiota, coreografia criada por “Jorge Garcia & Cia.” A trilha de Aguinaldo Bueno vai do clássico ao percussivo (75min). 16 anos.

Estações Brigadeiro

As bailarinas mineiras Thembi Rosa e Renata Ferreira criaram Regra de Dois trocando e-mails. Radicada em Nova York, Renata questionou Thembi, que vive em Belo Horizonte, sobre os limites da criação. 

Estação Vergueiro

Sob o comando do vocalista Roger Moreira, o quarteto “Ultraje a Rigor”, que fez grande sucesso nos anos 80, relembra antigos hits, como Inútil, Rebelde sem Causa e Nós Vamos Invadir Sua Praia.

Estação Santuário Nossa Senhora de Fátima-Sumaré

Há onze anos em atividade, o duo israelense “Silver-Garburg” é formado pelos pianistas Sivan Silver e Gil Garburg. O par, que já atuou com aFilarmônica de Israel e a Sinfônica de Melbourne, mostra criações de Franz Schubert, Yehezkel Braun e Robert Schumann.

Estação Jardim São Paulo

Considerado pelo escritor norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) uma de suas obras-primas, a peça dramática “Imperador e Galileu” levou nove anos para ser escrita – de 1864 e 1873.

Do Metrô