Metrô, CPTM e EMTU terão esquema especial no feriado da Páscoa

Confira o funcionamento dos transportes no fim-de-semana prolongado

qua, 19/03/2008 - 19h18 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de atender aos usuários que se deslocarão pela cidade neste fim-de-semana prolongado, o Metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, manterão esquemas especiais de operação.

O Metrô reforçará o quadro de pessoal nas áreas de atendimento direto ao público nas estações e ampliará a frota de trens nos horários de maior movimento. A CPTM e a EMTU manterão a oferta de trens e ônibus de acordo com a demanda, que é menor nos feriados prolongados. Confira os detalhes:

  • METRÔ

Dia 20, saída do feriado – O Metrô reforçará a frota de trens de suas linhas (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás), a partir do meio-dia desta quinta-feira, para atender as pessoas que utilizarem os terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara.

Dia 21, feriado de Sexta-feira Santa – A oferta de trens será semelhante à de um domingo nas linhas 1, 2 e 3. A Linha 5-Lilás não opera aos domingos e feriados.

Dia 22, sábado – A frota de trens em operação será a mesma de outros sábados. Vale lembrar que, nesse dia, a operação comercial das linhas 1, 2 e 3 é estendida até a 1h00 de domingo.

Dia 23, domingo –  Nesse dia, as linhas 1, 2 e 3 manterão a frota de trens de um domingo, com reforço no período da noite, para atender às pessoas que anteciparem volta à cidade.

Dia 24, segunda-feira, volta do paulistano – A operação comercial das linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) será antecipada para atender às pessoas que retornam à cidade. As linhas 1 e 3 anteciparão a operação comercial em 40 minutos, começando a atender ao público às 4h00. A Linha 2 iniciará a circulação 10 minutos mais cedo (às 4h30). A Linha 5-Lilás começa a operação no horário habitual, às 4h40.

  • CPTM

Nesta quinta-feira (20), os trens circularão com intervalos normais, sendo de 6 a 8 minutos no horário de pico (5h às 8h e das 17 às 20h) e de 12 minutos no horário de vale.

Na sexta-feira (21), com a redução no movimento de usuários por conta do feriado, a CPTM realizará obras de manutenção na via permanente (trilhos).

Os intervalos praticados nas linhas A (Luz-Francisco Morato), entre 7h e 19h; D (Luz-Rio Grande da Serra), entre 8h e 16h; e E (Guaianazes-Estudantes), durante todo o dia, será de 24 minutos.Na Linha F (Brás-Calmon Viana), também durante toda a operação, o intervalo será de 26 minutos. Nas linhas C-Esmeralda e E (Expresso Leste/ Luz-Guaianazes), não haverá obras e os intervalos serão de 12 minutos. Já na linha B (Julio Prestes-Itapevi), o tempo de espera entre uma composição e outra é de 15 minutos.

Vale destacar que, devido às obras de manutenção na via e troca de placas de comunicação visual na Estação Osasco, das 8h às 18h, os usuários da Linha C-Esmeralda e da Linha B (Julio Prestes-Itapevi) só poderão fazer a transferência de uma linha para outra na Estação Presidente Altino, nesse período. Após às 18h, a transferência na Estação Osasco será liberada novamente. Vale ressaltar que o intervalo não será alterado, por conta dessas ações.

No sábado (22), a circulação de trens seguirá a programação normal, com intervalos reduzidos no pico da manhã, entre 5h e 8h, para atender à população que trabalha. Nesse dia não há horário de rush à tarde. Portanto, os intervalos praticados a partir das 8 horas serão de 12 minutos, em todas as linhas, com exceção da Linha F, que por conta da continuidade das obras de manutenção da via, terá intervalo de 26 minutos ao longo do dia.

No domingo (23), haverá obras de manutenção na via permanente, na Linha A, com intervalos de 24 minutos, das 8h às 20h, e manutenção na rede aérea, na Linha F, com tempo de espera de 20 minutos, entre 4h e 18h. Nas linhas B e D, os intervalos serão de 15 minutos, e nas linhas C-Esmeralda e E (Expresso Leste) de 12 minutos, durante toda a operação.

  • EMTU/SP

Ônibus Metropolitanos – A frota de ônibus metropolitanos da Grande São Paulo será reduzida durante o feriado da Páscoa. Nos feriados de Sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa, rodará metade da frota. No sábado, 22, as concessionárias da EMTU/SP colocarão nas ruas 60% dos ônibus. O Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) seguirá a mesma programação.

 

Do Metrô / CPTM / EMTU

(I.P.)