Metrô, CPTM e EMTU terão esquema diferenciado durante o feriado na capital

Mudanças devem agilizar a saída e o retorno à cidade de São Paulo

sex, 21/01/2011 - 12h45 | Do Portal do Governo

Metrô

No Metrô, a operação diferenciada começa nesta sexta, 21, para atender quem estiver deixando a cidade. Haverá reforço na oferta de viagens no período da noite, nas linhas 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), e 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera). Nas linhas 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) a oferta de trens será como nos dias úteis.

No sábado, 22, domingo, 23, e segunda-feira, 24, a circulação de trens ocorrerá sem alterações. Já na terça-feira, 25, feriado, a operação será feita como em um domingo típico, adequada ao número de usuários em feriados.

Na quarta-feira, 26, o Metrô antecipa a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para atender os usuários que retornarão à cidade. As linhas 1 e 3 começarão a operar às 4h e a Linha 2 às 4h30. A Linha 5-Lilás iniciará a operação no horário habitual, ou seja, às 4h40.

CPTM

A circulação no feriado, 25, será semelhante a um sábado típico, pois o feriado é apenas na cidade de São Paulo e a CPTM atende outros 22 municípios. No sábado, 22, no domingo, 23, e na segunda-feira, 24, a circulação de trens será a habitual programada para esses dias, quando, nos horários de menor demanda e em trechos específicos, a CPTM também executa obras de modernização e melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas:

Linha 7-Rubi (extensão Francisco Morato-Jundaí)
Das 7h20 às 18h de domingo, 23, serviços de manutenção da rede aérea de alimentação elétrica e poda de árvores na região da Estação Botujuru irão provocar maiores intervalos na extensão operacional entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi)
A partir das 20h de sábado, 22, até o fim da operação comercial de domingo, 23, a CPTM executará obras de modernização de equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização (CBTC) entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos e entre as estações Barra Funda e Itapevi a circulação ocorrerá sem alterações.

A partir das 22h de segunda-feira, 24,  até o fim da operação comercial de terça feira, 25, a CPTM executará obras de modernização de equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização (CBTC) entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos e entre as estações Barra Funda e Itapevi a circulação ocorrerá sem alterações.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)
Após às 22h de sábado, 22, até às 9h de domingo, 23, devido a obras de montagem de estruturas da futura Estação Pinheiros do Metrô, os trens circularão com maiores intervalos entre as estações Osasco e Hebraica-Rebouças. No trecho entre Hebraica-Rebouças e Grajaú, a operação será feita normalmente.

Das 10 às 18h de domingo, 23, em razão de obras nas vias entre as estações Osasco e Presidente Altino, os trens da Linha 9 circularão entre as estações Presidente Altino e Grajaú. Dessa forma, os usuários que precisarem desembarcar em Osasco deverão se transferir para a Linha 8-Diamante na Estação Presidente Altino e seguir viagem normalmente. No sentido inverso, basta embarcar em Osasco pela Linha 8, seguir até Presidente Altino, transferir-se para a Linha 9 e seguir viagem normalmente.

Após às 22h dos dias 21, 23, 24 e 25 até o fim da operação comercial, devido a serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica ao longo do trecho entre as estações Jurubatuba e Grajaú, os trens circularão com maiores intervalos. Entre as estações Osasco e Jurubatuba, a operação ocorrerá sem modificações.

Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra)
Ao longo de toda a operação comercial de domingo, 23, devido a obras de modernização de equipamentos de via entre as estações Capuava e Mauá, os trens partirão da Estação da Luz com destino à Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (intervalos habituais) e à Estação Rio Grande da Serra (maiores intervalos).

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Luz-Guaianazes)
No domingo, 23, das 4h ao meio dia, devido a serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica ao longo do trecho entre as estações Luz e Guaianazes, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)
A partir das 18h de sábado, 22, até o final da operação comercial de domingo, 23, obras na faixa ferroviária, na região da Penha, provocarão maiores intervalos na circulação.

EMTU

No feriado de 25 de janeiro, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP que têm como destino a cidade de São Paulo vão operar com o número de viagens correspondente a um sábado. No dia 24, véspera do feriado, a operação será igual aos dias úteis.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos