Metrô, CPTM E EMTU implantam operação especial em dias de jogos do Brasil

Transportes metropolitanos contarão com operação especial e mais veículos durante os novos horários de pico gerados em dias de jogos

qui, 10/06/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) e a Companhia do Metropolitano (Metrô), já estão com a estratégia de operação pronta para os jogos do Brasil durante a Copa do Mundo em 2010.

Para as primeiras horas que antecedem aos jogos da seleção brasileira nos dias úteis, a CPTM e o Metrô utilizarão uma operação similar à chamada “Operação Pico”, operando com frota máxima para atender àqueles usuários que irão se deslocar para assistir aos jogos.

Para orientar o embarque e desembarque, os usuários poderão contar também com a operação plataforma, que também acontecerá nas duas horas que antecedem aos jogos nas estações do sistema metro-ferroviário de maior movimento. O principal objetivo da ação é organizar o embarque e o desembarque e diminuir as interferências que causam atraso durante a partida do trem.

Identificados por um colete, os funcionários da operação irão orientar os passageiros sobre os comportamentos mais adequados e seguros nos momentos de se entrar e sair dos trens. Os agentes também monitorarão a permanência dos usuários atrás da faixa amarela (na plataforma de embarque) e o fechamento das portas dos trens. A estratégia promoverá mais rapidez nas viagens, já que a agilidade no embarque garante o intervalo programado entre as composições.

A operação envolverá agentes de estação e de segurança, além de jovens do Programa Educação para o Trabalho. Os estagiários ficarão na plataforma para orientar os passageiros sobre as estações e pontos de interesse próximos, além de auxiliar o deslocamento dos usuários portadores de deficiência ou idosos.

A segurança também será reforçada. O monitoramento eletrônico das estações auxiliará nas ações de controle da demanda.

Veja como será programação especial prevista para operação (Metrô/CPTM):

Dia 15, às 15h30 (Brasil x Coreia do Norte) – Terça-feira
Programação especial que antecipará o horário de pico nas duas horas que antecedem o horário do jogo.

Dia 20, às 15h30 (Brasil x Costa do Marfim) – Domingo
Como o jogo é domingo, a circulação segue com programação normal. Mas trens reservas em pontos estratégicos ou pátios estarão posicionados antes e após o jogo, agilizando os deslocamentos, caso haja aumento de demanda entre 14h30 e 18h00.

Dia 25, às 11h00 (Brasil x Portugal) – Sexta-feira
Operação horária mantida e trens de prontidão, para serem inseridos na circulação caso haja aumento de demanda.

Operação EMTU 
A EMTU também conta com operação especial para atender melhor seus usuários, com adequação de números de carros e viagens.

Dia 15, às 15h30 (Brasil x Coreia do Norte) – Terça-feira
As linhas intermunicipais do sistema EMTU/SP na Grande São Paulo vão oferecer o mesmo número de viagens dos horários de pico já a partir das 13h30.

Dia 20, às 15h30 (Brasil x Costa do Marfim) – Domingo
Como o jogo é domingo, a circulação segue com programação normal.

Dia 25, às 11h00 (Brasil x Portugal) – Sexta-feira
Operação normal dos dias úteis.

As empresas já estão preparadas para as oitavas. Caso o Brasil siga adiante, sendo 1º ou 2º do grupo, será efetuada a mesma operação especial do dia 15 de junho.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos