Metrô, CPTM E EMTU divulgam operação no feriado de finados

Confira abaixo como será a circulação de trens e ônibus

ter, 01/11/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

No quarta, 2, dia do feriado de Finados, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que as linhas do Metrô e a frota de ônibus metropolitanos gerenciada pela EMTU/SP irão operar de forma semelhante a um domingo típico. A CPTM adotará o mesmo esquema na Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato] e, nas demais linhas, em razão da menor demanda nesse dia, irá executar obras de infraestrutura e manutenção em horários e trechos específicos.

CPTM

A CPTM realizará obras de modernização e intervenções de manutenção em suas linhas. Com isso, a operação terá mudanças em horários e trechos específicos. Os trabalhos serão realizados em horários de menor movimentação, a fim de gerarem o menor impacto possível aos usuários. Veja como fica a operação em cada linha.

Linha 8- Diamante [Júlio Prestes – Itapevi]: das 4h às 22h, equipes da CPTM realizarão serviços de manutenção entre as estações Presidente Altino e General Miguel Costa. Paralelamente, das 8h às 20h, haverá serviços de substituição de componentes do sistema de energia elétrica dos trens entre as estações Domingos de Moraes e Osasco, ocasionando aumento no intervalo médio dos trens.

Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]: das 4h às 22h, haverá substituição de equipamentos do sistema de energia elétrica dos trens na região da estação Osasco. Por esse motivo, os trens da Linha 9 estarão retornando da estação Presidente Altino. Das 8h às 20h, acontecerá a implantação de componentes do sistema de energia elétrica dos trens entre as estações Morumbi e Granja Julieta. Em razão disso, os trens circularão com maior intervalo médio.

Linha 10 – Turquesa [Brás- Rio Grande da Serra]: das 8 às 19h, a CPTM realizará substituição do equipamento de via na região da estação Capuava. Por esse motivo, os trens circularão com maior intervalo médio.

Linha 11-Coral [trecho Guaianazes-Estudantes]: das 7h às 11h, serão realizados serviços de substituição do equipamento de via na região da estação Suzano. Das 13h às 20h, acontece a implantação de componentes do equipamento de via entre as estações Estudantes e Mogi das Cruzes. As intervenções provocarão aumento no intervalo médio dos trens.

Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana]: das 4h até o fim da operação comercial, equipes da CPTM realizarão manutenção no sistema de energia elétrica dos trens entre as estações Jardim Helena e Engenheiro Manoel Feio, provocando aumento no intervalo médio entre os trens. Em razão disso, os usuários terão que realizar a transferência entre trens na estação São Miguel Paulista.

Metrô

A operação do Metrô nas linhas 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi], 2-Verde [Vila Prudente-Vila Madalena], 3-Vermelha [Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda] e 5-Lilás [Capão Redondo-Largo Treze] terá o mesmo número de trens em circulação de um domingo típico. Se necessário, o Centro de Controle Operacional [CCO] disponibilizará trens reservas para atender a demanda.

Melhorias no sistema elétrico na Linha 1-Azul

Em razão da troca de um dos equipamentos do sistema de alimentação elétrica na região da Estação Ana Rosa, os trens estarão circulando com maior tempo de viagem entre as estações Paraíso e Saúde. Para prosseguir viagem será necessário trocar de trem nessas estações. Segundo técnicos envolvidos na operação, a troca de equipamentos terá início à 1h da manhã e poderá estender-se até às 10h.

EMTU/SP

A frota de ônibus intermunicipais metropolitanos, gerenciada pela EMTU/SP e que opera nos 39 municípios da Grande São Paulo, está programada para cumprir, em média, 50% das viagens realizadas nos dias úteis, o mesmo número de viagens previstas para os domingos. No restante da semana, quinta-feira, 3, e sexta-feira, 4, a quantidade de viagens será a mesma dos dias úteis.

Da Secretaria de Transportes Metropolitanos