Metrô conta a história de Cora Coralina

Exposição do projeto “Embarque na Leitura” traz painéis que contam a história da escritora e reproduzem seus contos e poemas

qui, 20/09/2007 - 9h05 | Do Portal do Governo

O projeto “Embarque na Leitura”, que completa 3 anos neste mês de setembro, dá seqüência à série “Escritores Brasileiros”. Dessa vez, a homenagem é para a obra literária de Cora Coralina. A exposição, montada na estação Paraíso, traz painéis que contam a história da escritora e reproduzem seus contos e poemas.

Cora nasceu em 20 de agosto de 1889 na cidade de Goiás Velho (Estado de Goiás), na casa que pertencia à sua família há cerca de um século e que se tornaria o museu que hoje reconta sua história. Filha do Desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e Jacita Luiza do Couto Brandão, Cora, ou Ana Lins dos Guimarães Peixoto (seu nome de batismo), cursou apenas as primeiras letras com mestra Silvina e já aos 14 anos escreveu seus primeiros contos e poemas. Tragédia na Roça foi seu primeiro conto publicado.

Em 1934 casou-se com o advogado Cantídio Tolentino Bretas e foi morar em Jabuticabal, interior de São Paulo, onde nasceram e foram criados seus seis filhos. Só voltou a viver em Goiás em 1956, mais de vinte anos depois de ficar viúva e já produzindo sua obra definitiva.

O reencontro de Cora com a cidade e as histórias de sua formação alavancou seu espírito criativo. Tradições e festas religiosas, a comida típica da região, as famílias e seus ‘causos’, tudo motivava a escritora fazer uma ponte entre o passado e presente da cidade, numa tentativa de registrar sua história e entender as mudanças. Nas suas próprias palavras: “rever, escrever e assinar os autos do Passado antes que o Tempo passe tudo ao raso”.

Com a mesma rica simplicidade de seus personagens, Cora fazia doces cristalizados para vender. Seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e outras histórias mais, foi publicado em 1965, e levou Cora, aos 75 anos, finalmente a ser reconhecida como a grande porta-voz de uma realidade interiorana já afetada pelo avanço da modernidade. Cora Coralina faleceu em Goiânia no dia 10 de abril de 1985.

A exposição “Escritores Brasileiros: Cora Coralina” permanece na Estação Paraíso – Biblioteca Embarque na Leitura – até o dia 30 de setembro.

 Escritores brasileiros
 
Além de Cora Coralina, o Metrô de São Paulo homenageia outros três grandes escritores: Machado de Assis, Mario Quintana e Ignácio de Loyola Brandão. As três mostras integram a série “Escritores Brasileiros” e podem ser visitadas até o final de setembro nas estações Vila Madalena, Vila das Belezas e Santa Cecília, respectivamente. 

Embarque na Leitura
 
Depois de apreciar as exposições, os usuários podem aproveitar e se inscrever gratuitamente em uma das unidades da biblioteca “Embarque na Leitura”. Hoje, o Metrô conta com três bibliotecas, nas estações Paraíso, Tatuapé e Luz. A quarta biblioteca deve ser inaugurada até o final do ano na Estação Largo Treze.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Para cadastrar-se, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência recente e uma foto 3×4. Os menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais para ficarem sócios.

Da Cia. do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(S.M.)