Metrô: Concluída mais uma etapa de concretagem da Estação Faria Lima

Estação Faria Lima faz parte da Linha 4 do Metrô

qua, 18/10/2006 - 21h14 | Do Portal do Governo

O Metrô concluiu nesta quarta-feira (dia 18), às 14h30, a concretagem do Bloco 2 da futura estação Faria Lima, da Linha 4-Amarela, em construção no subsolo do largo da Batata, no centro de Pinheiros.

Nesta etapa, foram utilizados 1700 m³ de concreto, o equivalente a 220 caminhões-betoneiras. A armação metálica consumiu 170 toneladas de aço. “Essa laje corresponde a uma estrututura de um prédio de 15 pavimentos”, destaca o diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Sergio Salvadori.

A estação Faria Lima faz parte da Linha 4 do Metrô, que interligará por subterrâneo a Vila Sônia, na zona Sudoeste, ao bairro da Luz, no centro da Capital.

A concretagem da laje de fundo da estação Faria Lima foi iniciada no dia 16 de setembro passado, com a concretagem do Bloco 4, onde será feita a montagem do “megatatuzão”, equipamento shield, que fará a escavação e o acabamento dos 6,4 quilômetros de túnel entre as estações Faria Lima e Luz. A concretagem do Bloco 3, a maior da história do Metrô (3700 m³), foi realizada no final do mês passado.

A concretagem deste bloco, a exemplo das anteriores, utilizou-se de material resfriado com gelo para que as peças não sofressem fissuração térmica. A laje de piso da estação terá uma espessura que varia entre 2,5 e 2,8 metros, necessária para suportar todas as cargas previstas, inclusive a subpressão do lençol freático.

A previsão é de que a quarta e última etapa deste trabalho (Bloco 1) se inicie na próxima semana. No momento, estão sendo feitos os trabalhos de montagem da armação e das fôrmas de concretagem. Neste último bloco deverão ser empregados 3.500 m³ de concreto e 201 toneladas de aço. 

O Bloco 1 tem 1030 metros quadrados, e inclui a área de encontro da estação com o túnel que está sendo escavado em NATM (New Austrian Tunneling Method), ou túnel de mineração, a partir do poço de serviço Ferreira de Araújo

Para a concretagem total da laje de fundo da estação Faria Lima serão utilizados 10.800 metros cúbicos de concreto (1.350 caminhões-betoneiras) e 1.080 toneladas de aço.

As paredes da estação e as estruturas internas, como plataformas, caixas de escadas e salas técnicas, serão executadas após a partida do “megatatuzão”.   

A escavação do corpo da estação Faria Lima, feita parcialmente com o uso de explosivos, já está concluída e exigiu a retirada de 79.000 metros cúbicos de material, o equivalente a 7,9 mil caminhões-basculantes. A parte mais baixa das escavações está a 31 metros da superfície.

Maior da América Latina

O “megatatuzação” da Linha 4 do Metrô de São Paulo será o maior em operação na América Latina. A previsão é que ele construa 14 metros de túnel por dia, em média.

Além de escavar o túnel, que abrigará as duas vias da Linha 4-Amarela, a máquina shield também executará o seu revestimento, que será feito com anéis de concreto. O túnel estará pronto para a montagem dos trilhos e instalação dos sistemas de sinalização e de comunicação.

Para fazer o revestimento dos 6,4 quilômetros de túnel que serão escavados pelo “megatatuzão” entre as estações Faria Lima e Luz, serão utilizados cerca de 4.500 anéis de concreto, com 30 toneladas cada.

Com o objetivo de agilizar os trabalhos, o Consórcio Via Amarela, responsável pela execução das estações e túnel de vias da Linha 4 do Metrô, montou uma fábrica de anéis de concreto em Vila Hamburguesa (ao lado do Parque Villa Lobos), com fôrmas importadas da Itália. A fábrica terá capacidade de produzir 80 segmentos, ou seja, 10 anéis de revestimento por dia. Os segmentos serão feitos em concreto reforçado com fibras de aço e a secagem das peças será em câmaras a vapor, em altas temperaturas, para acelerar o processo.

Do Metrô