Metrô: Concessionárias distribuirão máscaras de proteção em duas comunidades da capital

ONGs locais das regiões do Capão Redondo e de Paraisópolis farão a entrega dos equipamentos nesta semana em SP

ter, 26/05/2020 - 14h33 | Do Portal do Governo

Atentas às determinações sobre o uso preventivo de máscaras de proteção, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, do Metrô de São Paulo, doarão 18 mil máscaras para comunidades localizadas nas proximidades das duas linhas. O equipamento será o reutilizável, feito de tecido lavável.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A comunidade do Capão Redondo será a primeira beneficiada. Nesta quarta-feira (27), cerca de 9 mil unidades serão distribuídas às famílias atendidas pela ONG local Casa do Zezinho e à comunidade do entorno. As máscaras serão entregues na sede da entidade, das 9h às 15h.

Nos dias 28 e 29 de maio, outros 9 mil itens serão distribuídos na comunidade de Paraisópolis, com apoio da ONG local PróSaber. Nas ocasiões, as máscaras serão entregues às famílias atendidas pela entidade e à comunidade do entorno na sede da Organização, das 10h às 15h.

As equipes da área de sustentabilidade das concessionárias apoiarão os voluntários das ONGs no processo de distribuições dos equipamentos. “O uso de máscaras se tornou uma parte importante do combate à COVID-19 e a iniciativa das concessionárias tem o objetivo de ajudar as comunidades do entorno da estação na prevenção contra a doença”, salienta Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade das empresas.

Recomendações de lavagem

– Deixar a máscara de molho por 30 minutos em mistura de 500 ml de água potável com 10 ml de água sanitária;
– Lavar com água e sabão e enxaguar;
– Estender para secar, preferencialmente ao sol;
– Passar com ferro quente e acondicionar em saco plástico fechado;
– Caso haja sinais de deterioração, descarte a máscara – não se esqueça de lavar mais uma vez antes.