Metrô completa 42 anos com 20 bilhões de pessoas transportadas

Transporte, que opera hoje com uma rede de 62,3 km, está entre os mais usados do mundo

sex, 23/04/2010 - 10h28 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 24, o Metrô de São Paulo, o primeiro do país, completa 42 anos de fundação. Até lá, a previsão é que o Metrô alcance a marca de 19,6 bilhões de passageiros transportados, o correspondente a 2,9 vezes a população mundial, cerca de 15 vezes a população da China ou 104 vezes a população do Brasil.

Nesse período, os trens das quatro linhas atuais (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás) percorreram 352 milhões de quilômetros – distância equivalente à realização de 463 viagens de ida e volta à Lua. Atualmente, a média de passageiros transportados é de cerca de 3,5 milhões, em dias úteis.

O Metrô, que opera hoje uma rede de 62,3 quilômetros de linhas e 56 estações, está entre os mais utilizados do mundo em densidade operacional, com 11,6 milhões de passageiros transportados por quilômetro de linha.

Histórico

O Metrô foi fundado como empresa municipal, há 41 anos (em 24 de abril de 1968), em assembléia realizada no gabinete do então prefeito brigadeiro José Vicente de Faria Lima, no parque do Ibirapuera. A histórica sessão formalizou a constituição da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, cujo capital inicial era de dez milhões de cruzeiros novos.

Em 14 de dezembro de 1968, um ato simbólico em um terreno na confluência da rua Pereira Estéfano com a avenida Jabaquara marcou o início das obras da Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul. No dia 6 de setembro de 1972, depois de meses de treinamento e testes, uma composição-protótipo realizou a primeira viagem do metrô paulistano entre as estações Jabaquara e Saúde.

Em 14 de setembro de 1974, depois de intenso programa de treinamento com a população, o Metrô colocava em funcionamento o primeiro trecho, de sete quilômetros, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana.

Saiba mais sobre a história do Metrô

Avaliação

O Metrô lidera sistematicamente as pesquisas “Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo”, promovidas todos os anos, desde 1985, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para avaliar a opinião dos usuários e da população em geral em relação aos serviços dos diversos sistemas de transporte coletivo existentes na Região Metropolitana de São Paulo.

Na enquete mais recente, com entrevistas realizadas em 2009 pela LPM-Levantamentos e Pesquisas de Marketing, o Metrô manteve a preferência dos usuários de transportes coletivos, com um índice de 82% de avaliação excelente/bom para os seus serviços.

Em março deste ano, o Metrô paulistano foi escolhido o Melhor das Américas (Best Metro Américas) de acordo com a The Metros, principal premiação do setor metroviário do mundo. O anúncio foi feito durante a Conferência MetroRail 2010, que reuniu, de 22 a 25 de março, em Londres (ING), 250 executivos e representantes de 70 companhias de metrô de 40 países.

Trens: intervalos e frota

Nos horários de pico, das 7h às 8h e das 17h30 às 18h30, o intervalo entre trens (headway) é um dos menores do mundo. Na Linha 3-Vermelha, é de apenas 101 segundos; na Linha 1-Azul, 109 segundos; na Linha 2-Verde, 137 segundos. A Linha 5-Lilás opera com intervalo de 262 segundos. Apenas dois metrôs no mundo programam intervalo entre trens inferior a 101 segundos: o de Moscou e o de Paris.

Atualmente, a frota total de trens do Metrô é de 134 composições (cada uma possui seis carros), das quais 51 da Linha 1-Azul, 49 da Linha 3-Vermelha, 26 da Linha 2-Verde, e oito da Linha 5-Lilás.

Estações

O sistema metroviário de São Paulo conta com 56 estações: 21 na Linha 1-Azul (Jabaquara, Conceição, São Judas, Saúde, Praça da Árvore, Santa Cruz, Vila Mariana, Ana Rosa, Vergueiro, São Joaquim, Liberdade, São Bento, Luz, Tiradentes, Armênia, Portuguesa/Tietê, Carandiru, Santana, Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi), 18 na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser/Mooca, Brás, Pedro II, Sé, Anhangabaú, República, Santa Cecília, Marechal Deodoro e Palmeiras/Barra Funda), 11 na Linha 2-Verde (Sacomã, Alto do Ipiranga, Santos/Imigrantes, Chácara Klabin, Paraíso, Brigadeiro, Trianon/Masp, Consolação, Clínicas, Santuário Nossa Senhora de Fátima/Sumaré e Vila Madalena) e seis na Linha 5-Lilás (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze). As estações de transferência foram computadas em apenas uma linha.

Estações de maior movimento

A Estação Sé, de interligação das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, é a mais movimentada, com cerca de 781 mil usuários/dia (em março de 2010). Esse contingente equivale a nove vezes a capacidade do estádio do Morumbi.

Integração com outros modais

O Metrô está integrado aos demais sistemas de transporte coletivo na capital paulista: aos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a 540 linhas de ônibus nos terminais urbanos, das quais 386 municipais e 108 intermunicipais.

Estacionamentos, bicicletas e bicicletários

As estações Ana Rosa e Santa Cruz (shopping), na Linha 1-Azul, Santos/Imigrantes, na Linha 2-Verde, Corinthians/Itaquera, Guilhermina/Esperança, Penha, Carrão e Tatuapé (shoppings), na Linha 3-Vermelha, dispõem de estacionamento para automóveis. Os estacionamentos das estações Santos/Imigrantes, Corinthians/Itaquera, Brás, Bresser-Mooca, Marechal Deodoro e Guaianazes (CPTM) são operados no sistema E-Fácil, por meio da utilização de cartão inteligente que integra estacionamento, metrô-trem da CPTM e ônibus da SPTrans.

No dia 22 de fevereiro de 2007, ciclistas acompanhados de suas bicicletas passaram a utilizar o metrô como meio de transporte nos finais de semana e feriados. O acesso das bicicletas ao sistema é permitido somente no último vagão, a partir das 15h de sábado e durante todo o dia (das 4h40 à meia-noite), aos domingos e feriados. Em 27 de setembro de 2008, o então governador José Serra entregou três novos bicicletários no Metrô (Corinthians/Itaquera, Carrão e Sé) e o primeiro trecho de seis quilômetros da ciclovia Caminho Verde, que foi implantada ao lado da Linha 3-Vermelha, entre as estações Corinthians/Itaquera e Guilhermina/Esperança.

Sete bicicletários foram entregues, em janeiro de 2009, nas estações de Metrô. Entraram em operação as unidades da Liberdade, Armênia e Santana (Linha 1-Azul), Vila Madalena (Linha 2-Verde) e Brás, Palmeiras-Barra Funda e Santa Cecília (Linha 3-Vermelha). Em todos esses locais há 10 bicicletas disponíveis para empréstimo e 10 vagas de estacionamento.

Os bicicletários que funcionam nos cinco estacionamentos da Rede Estapar na região da avenida Paulista, antes restritos a clientes Porto Seguro, também estão abertos ao público ciclista.

Hoje, o Metrô conta com bicicletários nas estações Paraíso, Liberdade, Sé, Santana, Armênia, Vila Mariana, Vila Madalena, Brás, Palmeiras/Barra Funda, Santa Cecília, Carrão, Corinthians/Itaquera, Guilhermina/Esperança, Anhangabaú e Marechal Deodoro. Os bicicletários das estações Carrão, Guilhermina/Esperança e Corinthians/Itaquera, com 100 vagas cada, são os de maior capacidade.

Números do Metrô de São Paulo

– Extensão atual da rede: 62,3 quilômetros.
– Tempo médio de viagem de uma estação a outra: 2′.
– Tempo médio de parada nas plataformas: 15”. Nas estações de maior movimento, como Sé: 30”.
– Os trens do Metrô realizam 3.575 viagens diárias, das quais 1.146 na Linha 1-Azul, 804 na Linha 2-Verde, 1.217 na Linha 3-Vermelha e 408 na Linha 5-Lilás (em março de 2010).
– Tempo de viagem de Corinthians/Itaquera a Palmeiras/Barra Funda: 32′; de Jabaquara a Tucuruvi, 37′; de Sacomã a Vila Madalena, 19′; e de Capão Redondo a Largo Treze, 13′.

Do Metrô