Metrô: Companhia terá esquema especial de operação nos dias de jogos do Brasil na Copa da Alemanha

Nos dias em que o Brasil entrar em campo, Metrô colocará a frota máxima de trens em circulação pelo menos duas horas antes do início dos jogos

sex, 09/06/2006 - 10h23 | Do Portal do Governo

A partir da próxima terça-feira, dia 13, data do jogo de estréia do Brasil na Copa da Alemanha, o Metrô implantará um esquema especial de operação comercial para atender os usuários que serão dispensados mais cedo do trabalho e utilizarão o sistema metroviário no início da tarde. 

Prevendo um aumento antecipado de demanda nos dias das partidas contra as seleções da Croácia e  Japão, marcadas para 13 e 22 de junho, às 16 horas, o Metrô também modificará a estratégia operacional adotada diariamente para atender os passageiros que embarcam durante o horário de pico da tarde (18 horas) e colocará, já às 14 horas, sua frota máxima de trens em circulação. 

Para estas duas ocasiões a frota da Linha 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi) será de 43 trens a partir das 14 horas. Os usuários que embarcam na Linha 2 – Verde (Imigrantes – Vila Madalena) terão à disposição 14 trens em circulação. Já para atender os passageiros da Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), o Metrô programou uma frota com 42 composições. Na Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) a frota em operação terá quatro trens.

No dia 18 de junho, domingo, às 13 horas, data em que a seleção brasileira jogará sua segunda partida na Copa, contra a seleção da Austrália, o Metrô colocará em circulação em suas linhas a mesma quantidade de trens que oferece normalmente aos usuários nos dias de domingo. Estarão em operação 17 trens na Linha 1 -Azul, 6 composições na Linha 2-Verde e outros 17 trens na Linha 3 – Vermelha. A Linha 5 – Lilás permanecerá fechada no domingo, dia em que não funciona, e reabrirá na segunda-feira.  

Em virtude deste jogo, caso o Centro de Controle Operacional do Metrô observe aumento de demanda nas plataformas das linhas em operação, antes ou depois da partida, 12 trens reservas (4 em cada uma das linhas 1, 2 e 3) estarão preparados para entrar em circulação.

Além de reforçar a frota em circulação nos dias dos jogos do Brasil, o Metrô também aumentará o quadro de funcionários do corpo de segurança e de serviço nas estações. O embarque de usuários portando bebidas alcoólicas não é permitido no Metrô. 

Vale do Anhangabaú terá telão e shows musicais

Quem preferir acompanhar a Copa do Mundo na região central da cidade terá como opção um telão de 60 metros quadrados, instalado no Vale do Anhangabaú. A partir de sexta-feira, dia 9, a transmissão do evento terá início com a cerimônia de  abertura da Copa da Alemanha. 

Nos dias em que houver jogo da seleção brasileira, também serão realizados shows com artistas populares no local, sempre após o término das partidas. Quem for ao Vale do Anhangabaú, também terá a oportunidade de conferir uma exposição, com painéis e vídeos, onde é contada a história dos cinco títulos mundias conquistados pela seleção do Brasil. Além disso, o público poderá acompanhar os jogos que serão disputados por equipes amadoras, masculinas e femininas, em uma quadra de futebol instalada no Anhangabaú. 

Por medida de segurança, nos dias em que houver shows musicais no  Anhangabaú, o Metrô fechará, por volta das 18 horas, o acesso à estação São Bento, localizado no Vale do Anhangabaú. Os outros três acessos a esta estação, que ficam localizados nas ruas Boa Vista e São Bento e na Ladeira Porto Geral, permanecerão  abertos.

Do Departamento de Imprensa da  Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.